Os iniciantes geralmente nos perguntam o que são plug-ins do WordPress e como eles funcionam.
Os plug-ins são uma parte importante do ecossistema do WordPress e são essenciais para a criação de sites excelentes usando o WordPress.
Neste guia para iniciantes, explicaremos o que são os plug-ins do WordPress e como eles funcionam.


O que são plug-ins do WordPress?
Os plug-ins do WordPress são aplicativos que permitem adicionar novos recursos e funcionalidades ao seu site. site do WordPress.
Em outras palavras, eles funcionam da mesma forma que os aplicativos para seu smartphone.
Cerca de 59.000 plug-ins gratuitos estão disponíveis atualmente no Diretório de plugins do WordPress.org. Milhares de outros estão disponíveis em sites de terceiros, como o Github.


Além disso, há também milhares de plugins premium do WordPress que desenvolvedores individuais e empresas como nós vendem.
Em 2003, o WordPress começou como uma ferramenta simples para ajudar o senhor a iniciar um blog. Com o passar dos anos, ele evoluiu para um poderoso sistema de gerenciamento de conteúdo e estrutura de aplicativos, graças principalmente aos plug-ins.
O que os plug-ins do WordPress podem fazer?
Os plug-ins do WordPress são pequenos aplicativos de software que se integram e são executados sobre o software WordPress. Isso permite que o senhor crie praticamente qualquer site com o WordPress, não apenas blogs.
Por exemplo, o senhor pode:
Há um ditado famoso na comunidade do WordPress que diz: “Há um plugin para isso”.
Não importa o que o senhor esteja tentando fazer no seu site WordPress, é possível. Se o recurso não estiver disponível no WordPress padrão, certamente há um plugin disponível para isso.
Existem plug-ins do WordPress para melhorar o SEO, aumentar o desempenho, adicionar formulários de contato e botões de mídia social, criar temas personalizadose muito mais.
Os plug-ins podem ser pequenos e oferecer apenas um pequeno recurso, como adicionar uma imagem à barra lateral.
Eles também podem ser grandes e atuar como suas próprias plataformas, como o Plugins de comércio eletrônico do WordPress.
Muitos plug-ins com muitos recursos têm plug-ins complementares para ampliá-los, assim como o senhor ampliaria o WordPress.
Como funcionam os plug-ins do WordPress?
O WordPress foi escrito de uma forma que permite que outros desenvolvedores adicionem seu próprio código a ele.
A API de plug-in do WordPress oferece um conjunto robusto de ganchos e filtros, permitindo que os desenvolvedores modifiquem a funcionalidade existente do WordPress ou adicionem novas funcionalidades.
O WordPress também permite que os desenvolvedores armazenem dados no banco de dados do WordPress. Os plug-ins podem utilizar o WordPress tipos de conteúdo, taxonomiase campos personalizadospermitindo que os usuários armazenem diferentes tipos de conteúdo, não apenas posts e páginas.
Cada plug-in do WordPress instalado em seu site é registrado no banco de dados do WordPress. O senhor pode ativá-lo e desativá-lo a qualquer momento que desejar.


Em cada visita, o WordPress se conecta ao banco de dados, carrega o software principal e carrega seus plug-ins ativos.
Todo esse código é processado no servidor de hospedagem do WordPress e, em seguida, enviado ao navegador do usuário.
Como faço para encontrar e instalar plug-ins do WordPress?
O senhor pode encontrar plug-ins gratuitos para WordPress visitando o site WordPress.org diretório de plug-insou o senhor também pode encontrá-los diretamente no diretório de plugins do WordPress área administrativa.
Basta acessar o site Plugins ” Adicionar novo e pesquise digitando o nome do plug-in ou a funcionalidade que o senhor deseja adicionar.


O WordPress pesquisará o diretório de plug-ins e exibirá os plug-ins disponíveis em uma lista.
O senhor precisa examinar os resultados e clicar no botão “Install Now” (Instalar agora) ao lado do plugin que deseja instalar.


O senhor pode saber mais em nosso guia passo a passo para iniciantes em Como instalar um plug-in do WordPress.
No entanto, os resultados da pesquisa na área de administração do WordPress nem sempre são úteis, pois estão limitados apenas a plug-ins gratuitos.
Além disso, o número de plug-ins pode ser esmagador. Muitos iniciantes têm dificuldade para decidir qual plugin é o melhor para o trabalho.
Para ajudar com isso, criamos um guia do WordPress Centro de Soluções. É uma biblioteca com curadoria de plug-ins e ferramentas do WordPress escolhidos a dedo e revisados minuciosamente por especialistas em WordPress.


Outra abordagem é procurar recomendações de plug-ins e tutoriais em sites como o WPBeginner.com.
Temos um Plugins do WordPress onde o senhor pode encontrar os melhores plug-ins do WordPress que testamos e analisamos minuciosamente:
Mais perguntas frequentes sobre plug-ins do WordPress
Por que não consigo ver ou instalar plug-ins em meu blog do WordPress?
Muito provavelmente, o senhor está usando o WordPress.com. O senhor só pode instalar plug-ins do WordPress em sites WordPress.org auto-hospedados.
Consulte nosso guia sobre a diferença entre WordPress.org auto-hospedado vs WordPress.com gratuito.
É possível ter muitos plug-ins?
Um equívoco comum entre os usuários é que o excesso de plug-ins pode tornar o site mais lento.
No entanto, o número de plug-ins que o senhor instalou nunca torna seu site mais lento. São sempre os plug-ins mal codificados que prejudicam o desempenho.
Para obter detalhes, consulte nosso guia sobre Quantos plug-ins do WordPress o senhor deve instalar.
Devo instalar plug-ins que não foram testados com minha versão do WordPress?
A resposta curta é que isso depende do plug-in.
O fato de o autor de um plug-in não ter atualizado o arquivo readme não significa que o plug-in não tenha sido testado e não funcione com a versão mais recente do WordPress.
Às vezes, os autores de plugins gratuitos não atualizam seus arquivos de plugin para cada nova versão do WordPress. Eles simplesmente acham que, se o plug-in ainda funciona, não precisam atualizá-lo.
Oferecemos orientações sobre a instalação desses plug-ins em nosso guia sobre Instalação de plug-ins não testados com sua versão do WordPress.
Qual é a melhor maneira de escolher entre plug-ins gratuitos e pagos?
Existem milhares de plug-ins gratuitos, e há uma boa chance de o senhor encontrar um plug-in gratuito que ofereça a mesma funcionalidade de um plug-in pago. Se ele funcionar bem para o senhor, então use-o.
O senhor pode saber mais sobre como escolher um plug-in gratuito em nosso guia sobre Como escolher o melhor plugin para WordPress.
Lembre-se de que os plug-ins gratuitos são oferecidos como estão, sem garantias e sem promessa de suporte. Os autores de plugins podem parar de trabalhar em um plugin a qualquer momento que desejarem.
Se o senhor achar que precisará de muito suporte e quiser atualizações regulares, um plug-in pago será a melhor opção.
Para obter mais detalhes, consulte nosso guia sobre Quando vale a pena comprar plug-ins premium do WordPress. Usamos uma combinação de plugins gratuitos e pagos em todos os nossos sites.
Como posso obter suporte para plug-ins gratuitos do WordPress?
Os plug-ins gratuitos do WordPress são oferecidos sem a promessa de suporte. Entretanto, a maioria dos bons plug-ins oferece suporte gratuito limitado por meio dos fóruns oficiais de suporte do WordPress.
Basta visitar a página do plug-in e clicar na guia “Suporte” para publicar sua pergunta.


Para obter mais informações sobre esse tópico, recomendamos que o senhor consulte nosso guia sobre Como solicitar suporte ao WordPress corretamente.
Esperamos que este artigo tenha ajudado o senhor a entender os plug-ins do WordPress e como eles funcionam. Talvez o senhor também queira aprender como aumentar o tráfego de seu blog e veja nossa lista de os erros mais comuns do WordPress e como corrigi-los.
Se o senhor gostou deste artigo, por favor, assine o nosso Canal do YouTube para ver tutoriais em vídeo sobre o WordPress. O senhor também pode nos encontrar em Twitter e Facebook.