You are currently viewing Como iniciar um blog sobre alimentos (e ganhar uma renda extra) em 2024

Como iniciar um blog sobre alimentos (e ganhar uma renda extra) em 2024

O senhor quer começar um blog de culinária e ganhar dinheiro com suas receitas?

Começar um novo blog de culinária pode ser um desafio para os iniciantes, especialmente se o senhor não tiver conhecimento de tecnologia.

Neste guia passo a passo, mostraremos ao senhor como iniciar um blog de culinária e ganhar dinheiro com suas receitas sem nenhuma habilidade técnica.

Iniciando um blog sobre alimentosIniciando um blog sobre alimentos

Dividimos o processo em partes para que seja fácil de acompanhar, quer o senhor tenha 20 ou 60 anos de idade.

No entanto, se o senhor precisar de ajuda, nossa equipe de especialistas o ajudará a configurar seu blog gratuitamente. → Clique aqui para obter a configuração gratuita de seu blog WordPress!

O que o senhor precisa para começar um blog sobre alimentos?

Há três coisas que o senhor precisa para começar um blog sobre alimentos usando o WordPress:

  1. Um nome de domínio (esse será o nome do seu blog que as pessoas digitarão para encontrar seu site, por exemplo, wpbeginner.com)
  2. Uma conta de hospedagem na Web (é onde os arquivos do seu site são armazenados na Internet)
  3. Sua atenção exclusiva por 30 minutos.

Sim, o senhor pode começar um blog sobre alimentos totalmente novo em menos de 30 minutos, e nós o orientaremos em todo o processo, passo a passo.

Neste tutorial, abordaremos o seguinte:

Dito isso, vamos começar.

Etapa 1: A configuração correta

O maior erro que os novos usuários cometem é começar com a configuração errada. plataforma de blog. O senhor não cometerá esse erro, pois já está aqui.

Recomendamos o uso do WordPress.org para seu blog sobre alimentos porque ele dá acesso a todos os recursos avançados e, o mais importante, o senhor pode ganhar dinheiro com seu blog sem nenhuma limitação.

É importante que o senhor não confunda o WordPress.org com o WordPress.com. Na verdade, são duas plataformas diferentes.

O WordPress.com, que é uma plataforma de blog hospedada, e o WordPress.org é uma plataforma gratuita auto-hospedada. (Veja nossa comparação de WordPress.com vs. WordPress.org para obter mais detalhes)

Agora, o senhor pode estar se perguntando por que o WordPress.org é gratuito. Qual é o problema?

A verdade é que não há nenhuma desvantagem. Ele é gratuito porque o senhor precisa fazer a configuração e hospedá-lo por conta própria.

Em outras palavras, o senhor precisa de um nome de domínio e de hospedagem na Web. Consulte nosso guia sobre diferença entre nome de domínio e hospedagem na Web para saber mais.

Um nome de domínio é o que as pessoas digitam para chegar ao seu site. É o endereço de seu site na Internet. Pense em google.com ou wpbeginner.com.

A hospedagem na Web é onde os arquivos do seu site são armazenados. É a casa do seu site na Internet. Todo site precisa de hospedagem na Web.

Um nome de domínio normalmente custa US$ 14,99 / ano, e a hospedagem na Web normalmente custa US$ 7,99 / mês.

Isso é muito para os iniciantes que estão apenas começando.

Felizmente, Bluehost, um provedor de hospedagem oficial recomendado pelo WordPress, concordou em oferecer aos nossos usuários um nome de domínio gratuito e mais 60% de desconto em hospedagem na web.

Bluehost é uma das maiores empresas de hospedagem do mundo e hospeda milhões de sites WordPress, inclusive alguns dos nossos.

Eles estão comprometidos em retribuir à comunidade do WordPress desde 2005. Eles nos prometeram que, se o senhor não conseguir configurar seu blog em 30 minutos seguindo este tutorial, então nossa equipe de especialistas concluirá o processo para o senhor sem nenhum custo. Eles nos compensarão, para que o senhor não tenha de fazê-lo. Simplesmente entre em contato conosco para obter ajuda gratuita na configuração do blog.

OBSERVAÇÃO: Na WPBeginner, acreditamos na transparência total. Se o senhor se inscrever na Bluehost usando nosso link de indicação, receberemos uma pequena comissão sem nenhum custo adicional (na verdade, o senhor economizará dinheiro e obterá um domínio gratuito + SSL gratuito). Receberíamos essa comissão se recomendássemos praticamente qualquer empresa de hospedagem WordPress, mas só recomendamos produtos que usamos pessoalmente e acreditamos que agregarão valor aos nossos leitores.

Agora que já falamos sobre isso, vamos em frente e comprar domínio + hospedagem para seu blog de culinária.

Abra o site da Bluehost em uma nova janela e acompanhe o processo.

A primeira coisa que o senhor precisa fazer é clicar no botão verde “Get Started Now”.

Site da BluehostSite da Bluehost

Na tela seguinte, selecione o plano que deseja (os planos Basic e Choice Plus são os mais populares entre os usuários do WPBeginner).

Depois disso, o senhor será solicitado a inserir o nome de domínio do seu site.

Escolha o domínioEscolha o domínio

Dica: Certifique-se de que o nome do seu domínio seja de marca. Também é um bônus se ele usar palavras-chave que o senhor acha que seus usuários pesquisarão. Isso o ajudará a obter mais tráfego de mecanismos de pesquisa como o Google. Para obter mais detalhes, consulte nosso guia sobre Escolhendo o melhor nome de domínio para seu blog.

Depois de selecionar o nome de domínio, clique no botão “Next” para continuar.

Agora, o senhor precisará adicionar as informações da sua conta e finalizar as informações do pacote para concluir o processo.

Recomendamos que o senhor opte pelo período de 12 meses porque ele lhe proporciona mais economia no primeiro ano.

Nessa tela, o senhor verá alguns extras opcionais que podem ser adquiridos. A decisão de adquiri-los ou não é inteiramente sua, mas geralmente não recomendamos adquiri-los imediatamente. O senhor sempre poderá adicioná-los mais tarde, se necessário.

Desmarcar extrasDesmarcar extras

Depois de concluído, o senhor receberá um e-mail com detalhes sobre como fazer login no painel de controle da hospedagem na Web (cPanel).

É aqui que o senhor gerencia tudo, como seu site, domínios, e-mail, suporte e muito mais. Mas o mais importante é que é aqui que o senhor instala o WordPress.

Etapa 2: Instalar o WordPress

Ao se inscrever, a Bluehost instalará automaticamente o WordPress para o senhor.

O senhor pode simplesmente fazer login no painel de controle da sua conta de hospedagem e, em seguida, fazer login no seu novo site WordPress.

Faça login no WordPressFaça login no WordPress

Isso o levará ao painel de administração do WordPress.

É aqui que o senhor administrará seu blog de culinária, criará receitas e instalará temas e plugins.

Painel de controle do WordPressPainel de controle do WordPress

Se o painel de controle da sua hospedagem não tiver o WordPress pré-instalado, o senhor poderá instalá-lo por conta própria com alguns cliques.

Basta seguir nosso Tutorial de instalação do WordPress com instruções detalhadas passo a passo.

Etapa 3: Escolha de um tema para seu blog sobre alimentos

Temas para blogs de culináriaTemas para blogs de culinária

Os temas do WordPress controlam o design e a aparência do seu site. Há milhares de temas pagos e gratuitos que o senhor pode instalar em seu site.

No entanto, nem todos foram criados especialmente como tema de blog de culinária para receitas. O senhor precisará de um tema que combine com a aparência de um blog de culinária.

Nossa equipe de especialistas selecionou a dedo os os melhores temas do WordPress para blogs de receitas e alimentos que o senhor deve experimentar.

Ao escolher um tema, o senhor não precisa procurar funcionalidades como modelos de receitas.

O senhor pode escolher qualquer um dos temas gratuitos ou premium ou até mesmo escolher um tema de blog minimalista. Cada tema tem diferentes opções de personalização que permitem que o senhor o adapte às suas próprias necessidades.

Depois de encontrar um tema que lhe agrade, consulte nosso guia sobre Como instalar um tema do WordPress para obter instruções de instalação passo a passo.

Etapa 4: Escolha de um plug-in de receita que seja compatível com SEO

A otimização de mecanismos de pesquisa desempenha um papel importante para trazer tráfego para o seu website. Recomendamos que todos os websites usem o plugin All in One SEO para WordPress.

Entretanto, se o senhor for um blogueiro de culinária, precisará de outro plugin além do AIOSEO para ajudar suas receitas a obter mais tráfego dos mecanismos de busca.

A melhor maneira de escrever receitas amigáveis aos mecanismos de pesquisa é usar o formatação de marcação de esquema.

A formatação Schema.org permite que os mecanismos de pesquisa exibam informações extras, como classificação, tempo de preparação etc.

Rich snippets nos resultados de pesquisaRich snippets nos resultados de pesquisa

Ao usar a marcação adequada do esquema de receitas, seus artigos podem até aparecer na parte superior do painel de informações/respostas.

Por exemplo, as receitas nesses locais de resultados de pesquisa têm uma marca muito alta taxa de cliques orgânicos.

Painel de respostasPainel de respostas

Agora, sabemos que isso pode parecer um pouco nerd demais para iniciantes. Felizmente, há excelentes plug-ins do WordPress que facilitam muito para os blogueiros de culinária.

Vamos mostrar dois deles, e o senhor pode escolher o que for melhor para você.

Método 1: Escrever receitas compatíveis com SEO com o Tasty Recipes (recomendado)

Receitas Saborosas é o melhor plugin de receitas do WordPress que permite que o senhor adicione facilmente receitas compatíveis com SEO em um belo layout.

A primeira coisa que o senhor precisa fazer é instalar e ativar o Receitas Saborosas plugin. Para obter mais detalhes, consulte nosso guia passo a passo sobre Como instalar um plug-in do WordPress.

Após a ativação, o senhor precisa visitar o site Configurações ” Tasty Recipes para inserir sua chave de licença do plug-in.

Chave de licença do Tasty RecipesChave de licença do Tasty Recipes

Depois disso, o senhor pode simplesmente criar um post ou uma página para adicionar novas receitas.

Na tela do editor, adicione o bloco “Tasty Recipe” ao Editor.

Adicionar bloco de receitasAdicionar bloco de receitas

Ao adicionar o bloco, aparecerá uma janela pop-up onde o senhor poderá escrever sua receita.

O senhor pode começar inserindo o título da receita, a descrição, a imagem, os ingredientes e muito mais.

Interface de receitasInterface de receitas

O senhor notará que há uma opção para adicionar Nutrifox. Esse é um serviço on-line que permite aos blogueiros e proprietários de sites exibir rótulos nutricionais.

O senhor pode se inscrever em uma conta Nutrifox ou inserir manualmente as informações nutricionais.

NutrifoxNutrifox

Quando terminar, clique no botão “Insert” (Inserir) e o Tasty Recipe inserirá a receita em seu post ou página.

Veja como ficaria dentro do editor.

Layout de receita simplesLayout de receita simples

Agora, a receita padrão parece bastante simples. Não se preocupe, o Tasty Recipes vem com várias opções para criar facilmente belos designs para sua receita.

Basta ir até a seção Configurações ” Receitas saborosas e vá para a guia “Design”.

Crie o layout de sua receitaCrie o layout de sua receita

A partir daqui, o senhor pode selecionar um modelo na coluna de visualização. Depois disso, o senhor pode personalizar o design usando as opções na tela.

Quando estiver satisfeito com o design, não se esqueça de clicar no botão “Save Changes” (Salvar alterações) para armazenar suas configurações.

Depois disso, o senhor pode ir para a guia “Settings” (Configurações) para configurar as opções do plug-in.

Configurações do plugin de receitasConfigurações do plugin de receitas

A partir daqui, o senhor pode escolher quais botões mostrar nas receitas, exibir caixas de seleção ao lado dos ingredientes, permitir que os usuários convertam unidades e dimensionar receitas para diferentes tamanhos de porções.

Opcionalmente, o senhor também pode permitir que os usuários copiem os ingredientes com um único clique e os colem em outro lugar.

Não se esqueça de clicar no botão “Save Changes” (Salvar alterações) para armazenar suas alterações.

Agora o senhor pode visitar a receita que criou anteriormente para ver as alterações em ação.

Visualização da receitaVisualização da receita

Observação: Veja nosso detalhado Análise do WP Tasty para saber mais sobre o Tasty Recipes e seus outros plug-ins avançados para blogs de culinária.

Método 2: Escreva receitas compatíveis com SEO com o WP Recipe Maker (gratuito)

Essa opção é recomendada para usuários que procuram uma alternativa gratuita. Talvez faltem alguns recursos disponíveis no Tasty Recipes, mas ele dará conta do recado.

Primeiro, o senhor precisa instalar e ativar o WP Recipe Maker plugin. Para obter mais detalhes, consulte nosso tutorial sobre Como instalar um plug-in do WordPress.

Após a ativação, o senhor precisa visitar a página WP Recipe Maker ” Manage e clicar no botão “Create Recipe”.

Criar receitaCriar receita

Isso abrirá uma janela pop-up onde o senhor poderá escrever sua receita.

O senhor pode fornecer o título da receita, a imagem, os ingredientes, as instruções e muito mais simplesmente preenchendo os campos do formulário.

Edição de receitasEdição de receitas

Quando o senhor terminar, basta clicar no botão “Save & Close” (Salvar e fechar) para salvar sua receita.

Em seguida, o senhor precisa editar o post ou a página em que deseja exibir a receita. O senhor também pode criar uma nova postagem ou página.

Na tela do editor de posts, basta inserir o bloco “WPRM Recipe” no editor.

Adicionar bloco de receitas WPRMAdicionar bloco de receitas WPRM

Isso adicionará o bloco WPRM Recipe ao editor de postagens.

Agora o senhor pode clicar no botão “Create New Recipe” (Criar nova receita) para iniciar uma nova receita ou pode inserir uma receita existente.

Como já criamos uma receita, o senhor pode ir em frente e clicar no link “Insert Existing Recipe” (Inserir receita existente).

Inserir receitaInserir receita

Isso abrirá uma janela pop-up na qual o senhor poderá pesquisar receitas existentes.

Depois de selecionar sua receita, clique no botão “Insert” (Inserir).

Selecione a receitaSelecione a receita

O plug-in inserirá sua receita no editor de conteúdo com uma visualização ao vivo.

Se o senhor quiser fazer alterações em sua receita, basta clicar no botão “Edit” (Editar) na barra de ferramentas para editar a receita.

Visualização da receitaVisualização da receita

Repita o processo para criar mais receitas e adicioná-las ao seu blog de culinária.

Etapa 5: Como monetizar seu blog de culinária

Depois de trabalhar duro para criar um blog de culinária bem-sucedido, é hora de começar a ganhar dinheiro com suas receitas.

Há muitas maneiras de monetizar seu blog de culinária e começar a ganhar dinheiro com suas receitas.

Isso permite que o senhor administre seu blog como uma pequena empresa sustentável ou como uma atividade secundária que gera receita adicional.

Aqui estão algumas das maneiras mais eficazes de monetizar seu blog sobre alimentos.

1. Vendendo eBooks com suas receitas

Vender ebooksVender ebooks

A estratégia mais eficaz para ganhar dinheiro com seu blog de receitas seria vender seus próprios produtos ou downloads digitais. Esses produtos podem ser bens físicos e mercadorias, como camisetas, livros impressos e canecas, ou podem ser downloads digitais, como e-books.

Para vender downloads digitais em seu blog do WordPress, o senhor precisará de Easy Digital Downloads. Ele está disponível como um plug-in do WordPress e irá adicionar uma loja on-line ao seu blog de alimentos existente.

O senhor também pode vender associações em seu site, permitindo que os membros pagos baixem e-books, vídeos e receitas secretas ou enviem seu próprio conteúdo.

Se quiser seguir o caminho da assinatura, o senhor precisará de MemberPress. Para obter instruções detalhadas, consulte nosso guia sobre como criar um site de associação.

2. Anúncios gráficos usando o Google AdSense

Exibir anúnciosExibir anúncios

A maneira mais fácil de começar a ganhar dinheiro instantaneamente com o conteúdo de seu blog é usar Google AdSense. Ele permite que o senhor exiba anúncios no seu blog de culinária e ganhe dinheiro quando os usuários clicarem nesses anúncios.

O Google exibe anúncios relevantes para seu público com base nos interesses dele, que muitas vezes podem estar relacionados ao nicho do seu blog. Esses anúncios relevantes geralmente recebem mais cliques do que anúncios estáticos simples.

Adicionar o Google AdSense ao seu site é muito fácil e não requer nenhuma habilidade de codificação. Veja nosso guia sobre como fazer isso corretamente adicionar o Google AdSense ao seu blog do WordPress para obter instruções passo a passo.

3. Marketing de afiliados

Ganhe dinheiro com o marketing de afiliadosGanhe dinheiro com o marketing de afiliados

O marketing de afiliados é outra maneira de gerar um fluxo de renda a partir do seu blog sobre alimentos.

Basicamente, o senhor adiciona links para produtos afiliados de alta qualidade em suas receitas e publicações no blog. O senhor ganhará uma comissão toda vez que alguém comprar esses produtos usando o seu link.

Primeiro, o senhor precisará encontrar produtos afiliados relacionados a alimentos. Muitos dos principais sites do setor de alimentos oferecem programas de afiliados. O senhor também pode participar de Programa de afiliados da Amazon e comece a recomendar produtos da maior loja de comércio eletrônico do mundo.

Para facilitar o marketing de afiliados, o senhor pode usar um plugin como o WP Tasty Links. Ele permite que o senhor adicione rapidamente links de afiliados a partir de cartões de receitas, vincule automaticamente palavras-chave específicas em seu blog e muito mais.

Veja nossa lista dos melhores plugins de marketing de afiliados para conhecer outras ferramentas que o senhor pode usar em seu blog de culinária para aumentar seus ganhos com afiliados.

Relacionado: Para obter mais dicas de monetização, consulte nosso artigo sobre como ganhar dinheiro on-line a partir de seu blog WordPress.

Etapa 6: Como obter mais tráfego para seu blog sobre alimentos

Os ganhos do seu blog de culinária dependem diretamente do tráfego do seu site. Mais usuários visitando seu site significa mais ganhos, reconhecimento da marca e sucesso para seu site.

Aqui estão algumas dicas para obter mais visitantes para seu site.

Comece a criar uma lista de e-mails

Criar lista de e-mailCriar lista de e-mail

Mais de 75% dos visitantes que acessam seu site não voltam mais. Não há nada de errado com seu website. É que há tanto conteúdo na Internet que seu site desaparece como uma agulha em um palheiro.

Marketing por e-mail permite capturar esses usuários como assinantes para que o senhor possa contatá-los por e-mail e trazê-los de volta ao seu site.

Veja nosso guia sobre por que o senhor deve começar a criar sua lista de e-mails imediatamente. Depois de configurar uma solução de marketing por e-mail, confira nosso guia sobre como fazer a geração de leads no WordPress. Isso o ajudará a aumentar sua lista de e-mails como um verdadeiro profissional.

Criar um canal no YouTube

YouTubeYouTube

Quando se trata de alimentos, os vídeos são muito mais envolventes do que os textos e ajudam o senhor a alcançar seu público-alvo além do seu blog.

É aqui que entra o YouTube.

Ele não é apenas o maior site de compartilhamento de vídeos do mundo, mas também é o segundo maior mecanismo de busca e a segunda plataforma de mídia social mais ativa do mundo.

Criação de um canal no YouTube permite que você adicione receitas em vídeo ao seu blog e também ajuda a encontrar novos usuários que podem se tornar assinantes ativos e seus fãs mais engajados.

Para incorporar facilmente Galerias de vídeo do YouTube em seu blog de culinária, o senhor precisará de Feed do YouTube do Smash Balloon. Ele permite que o senhor exiba lindamente seus vídeos do YouTube em seu site do WordPress.

Utilize o Instagram para gerar tráfego

InstagramInstagram

A fotografia de alimentos é outra maneira de atingir um público mais gastronômico. As fotos de alimentos são um sucesso instantâneo no Instagram, que é a plataforma mais popular de compartilhamento de fotos e vídeos.

O Instagram está crescendo rapidamente e tem uma base de usuários muito ativa e altamente engajada. Carregue suas fotos de alimentos e use hashtags para que os usuários do Instagram possam descobrir suas fotos.

A maneira mais fácil de aumentar o número de seguidores no Instagram é compartilhando suas fotos do Instagram no WordPress. O senhor pode fazer isso facilmente usando o Plugin Smash Balloon para Instagram para WordPress.

Há muitas outras maneiras de atrair mais usuários para o seu blog de culinária. Veja mais Dicas para direcionar tráfego para seu novo blog WordPress.

Etapa 7: Aprendendo WordPress com mais recursos

Ao começar a usar o WordPress, o senhor descobrirá rapidamente coisas novas. Algumas dessas novidades podem parecer muito técnicas ou complicadas. É aí que podemos ajudar.

O WPBeginner é o maior site gratuito de recursos do WordPress do mundo para iniciantes.

Nosso objetivo é fornecer conteúdo útil e de fácil compreensão para iniciantes, proprietários de empresas e blogueiros.

Para expandir seu conhecimento sobre o WordPress, o senhor deve conferir:

  • Dicionário WPBeginner – O melhor lugar para os iniciantes começarem e se familiarizarem com o jargão do WordPress
  • Vídeos do WPBeginner – Novo no WordPress? Assista a esses vídeos gratuitos para dominar o WordPress.
  • Blog do WPBeginner – O local central para todos os nossos tutoriais do WordPress.
  • WPBeginner Engage – Nosso grupo no Facebook é uma comunidade on-line gratuita de usuários do WordPress. Os senhores podem fazer perguntas e obter ajuda de nossa equipe e de outros usuários iniciantes do WordPress.

O senhor também pode se inscrever no nosso canal no YouTubeonde compartilhamos regularmente tutoriais em vídeo para ajudá-lo a aprender a usar o WordPress.

Perguntas frequentes sobre como iniciar um blog sobre alimentos

Frequentemente, nossos usuários nos enviam informações sobre como criar um blog de culinária para compartilhar suas receitas.

Veja a seguir algumas das perguntas mais comuns feitas por nossos usuários.

1. Os blogueiros de culinária ganham dinheiro?

Sim, os blogueiros de culinária ganham dinheiro veiculando anúncios, vendendo produtos ou serviços, vendendo mercadorias ou promovendo produtos afiliados.

2. Vale a pena começar um blog de culinária?

Sim, vale totalmente a pena dedicar seu tempo e esforço para iniciar um blog sobre alimentos se o senhor for apaixonado pelo assunto. Apesar de já existirem muitos blogs de culinária, o senhor trará sua própria voz e perspectiva para o blog, o que o tornará único para o seu público.

3. Como posso escrever um blog sobre alimentos?

A melhor maneira de escrever o conteúdo de um blog sobre alimentos é usar uma plataforma de blog adequada, como o WordPress. O senhor também precisará de um complemento de receitas do WordPress, que facilitará a elaboração de suas receitas de alimentos em um formato amigável para SEO.

Esperamos que este artigo tenha ajudado o senhor a aprender como iniciar um blog de culinária e ganhar dinheiro com suas receitas. Talvez o senhor também queira ver nosso passo a passo completo Guia de SEO do WordPress para iniciantes e nossas escolhas de especialistas do melhores plug-ins de página de destino para WordPress.

Se o senhor gostou deste artigo, por favor, assine o nosso Canal do YouTube para tutoriais em vídeo sobre o WordPress. O senhor também pode nos encontrar em Twitter e Facebook.