Às vezes, um consultor de tecnologia mal informado ou um influenciador pago do YouTube para uma marca concorrente pode dizer coisas como: o WordPress é RUIM!
Isso pode ser confuso para os iniciantes que veem opiniões conflitantes sobre o WordPress.
A pergunta que qualquer pessoa racional deve fazer é: se o WordPress é tão ruim assim, por que é tão popular e por que quase metade de todos os sites da Internet o utiliza?
Neste artigo, discutiremos se o WordPress é ruim e o que o senhor deve saber antes de usá-lo.


O WordPress é realmente ruim?
A resposta curta é “Não”. Não é.
O WordPress é o maior construtor de sites mais popular do mundo. No momento em que este artigo foi escrito, mais de 43% de todos os sites na Internet usavam o WordPress, de acordo com o relatório de participação de mercado.
Isso também inclui grandes marcas como Sony, CNN, Time Magazine, Disney e muitas outras.
Se o WordPress fosse tão ruim assim, não seria tão popular entre os usuários e algumas das maiores empresas do mundo.
As pessoas que consideram o WordPress uma opção ruim geralmente apresentam os mesmos motivos para defender seu argumento.
Muitos de seus argumentos são geralmente centrados no desenvolvedor e estão além do objetivo e do escopo do WordPress.
Vamos dar uma olhada em alguns dos motivos que eles apresentam quando afirmam que o WordPress não é bom.
1. O WordPress não é seguro


Um dos argumentos mais comuns apresentados por alguns desenvolvedores é que o WordPress não é uma plataforma segura para a criação de sites de missão crítica.
Isso é um mito.
Ao contrário dessas afirmações, o WordPress é uma plataforma muito segura e transparente.
Como software de código abertoo código do WordPress está sempre disponível para que qualquer pessoa possa estudá-lo e encontrar problemas de segurança.
Por ser monitorado por especialistas em segurança de todo o mundo em busca de vulnerabilidades, esse código é um dos mais minuciosamente examinados do mundo.
Milhares de desenvolvedores de vários países contribuem para o código do WordPress, e o software é testado profundamente quanto a problemas de segurança.
Como uma plataforma de código aberto, o WordPress está aberto a qualquer personalização. Isso permite que proprietários de sites individuais, agências e desenvolvedores tornem seus sites ainda mais seguros.
Isso pode ser feito com a instalação de um plugin de segurança ou usando um Firewall do WordPress. Eles bloqueiam as ameaças mais comuns e tornam seu site mais seguro.
Desenvolvedores de terceiros mantêm temas e plug-ins do WordPress. Muitos plug-ins premium do WordPress e as empresas de temas pagam especialistas em segurança para auditar seus códigos.
Se uma vulnerabilidade de segurança for encontrada em um plug-in ou tema popular do WordPress, ela geralmente é corrigida muito rapidamente e, dependendo da gravidade, a equipe do WordPress até mesmo envia atualizações de segurança automáticas quando aplicável.
Para obter mais detalhes, consulte nosso Guia de segurança do WordPressque mostra como tornar seu site WordPress ainda mais seguro de forma adequada.
2. O WordPress é bom apenas para blogs


O WordPress é de longe o melhor plataforma de blogs do mercado. Ela começou principalmente como uma ferramenta de blog e ainda torna muito fácil a iniciar um blog.
No entanto, com o passar dos anos, o WordPress se transformou em um CMS (sistema de gerenciamento de conteúdo) e em uma plataforma poderosa para a criação de quase qualquer tipo de site.
O WordPress é o software ideal para sites de pequenas empresas.
WooCommerceO WooCommerce, um plug-in do WordPress, é a plataforma de comércio eletrônico número 1 para criar uma loja on-line, mesmo em relação a concorrentes populares como Shopify ou BigCommerce.
Além disso, o senhor pode fazer sites de associação, vender cursos on-lineadministrar uma mercado on-linee muito mais.
Atualmente, os desenvolvedores estão usando o WordPress como sistema operacional para a Web e até mesmo criando aplicativos SaaS como o OptinMonster, aplicativos de calculadora de hipoteca, sites de leilão como o eBay, sites de mercado de vários fornecedores como o Etsy e muito mais.
3. O código do WordPress está abaixo do padrão e desatualizado


Outro argumento comumente usado é que os padrões de codificação do WordPress não são tão bons e estão desatualizados.
Esse motivo é comumente apresentado pelos desenvolvedores que normalmente não trabalham com sites WordPress com muita frequência.
O código do software WordPress é simples por design para permitir uma ampla adaptação. Isso não é um problema, mas sim um recurso muito intencional. Essa simplicidade oferece a mais usuários um ponto de entrada fácil.
Com o passar dos anos, o WordPress se tornou tão fácil que até mesmo usuários não técnicos podem criar sites sem conhecer nenhum código.
Isso fez com que alguns desenvolvedores saíssem do mercado. É do interesse deles falar mal do WordPress, para que possam vender aos clientes serviços mais complicados dos quais eles não precisam.
Acreditamos que o código do WordPress é padronizado, robusto e oferece uma base sólida sem se tornar excessivamente complicado.
Ele oferece APIs robustas que permitem que os desenvolvedores criem seus aplicativos e soluções com base no WordPress.
4. O WordPress é usado por amadores


Novamente, esse motivo é dado por pessoas que não conhecem o escopo da plataforma e não estão familiarizadas com o história do WordPress.
O objetivo do WordPress é democratizar a publicação e permitir que mais pessoas criem sites facilmente.
Mais uma vez, isso se deve ao design e a uma decisão consciente de tornar o WordPress fácil para o maior número possível de pessoas.
A comunidade do WordPress é enorme e composta por usuários de todos os níveis, desde proprietários de sites iniciantes até grandes corporações e órgãos governamentais, organizações sem fins lucrativos, desenvolvedores e usuários corporativos.
O projeto se orgulha de ser o software preferido de milhões de pequenas empresas, amadores, editores independentes, blogueiros e muito mais. O fato de amadores usarem o WordPress não deve ser visto como uma preocupação. A plataforma foi criada para isso.
Mas ela também é usada por grandes marcas e até mesmo por grandes governos. Por exemplo, o Whitehouse.gov (site do governo dos Estados Unidos) foi criado com o WordPress.
5. O WordPress não é escalável


Dimensionamento é o termo usado para gerenciar um grande volume de tráfego à medida que um site cresce.
Alguns desenvolvedores acreditam que um site WordPress é mais difícil de escalonar. Descobrimos que esse argumento não é verdadeiro.
Aqui está nosso estudo de caso do como tornamos o WordPress mais rápido do que os geradores de sites estáticos.
Um site WordPress precisa de hospedagem na web como qualquer outro site.
O senhor precisa de mais recursos de servidor para lidar com o tráfego à medida que seu site cresce. Esse é o caso de todos os construtores de sites e não apenas do WordPress.
Já vimos sites do WordPress com baixo custo hospedagem compartilhada que lidam com um volume de tráfego muito grande sem esforço.
Com o WordPress, o senhor pode utilizar os recursos do servidor de forma muito mais eficiente do que qualquer outro construtor de sites e sites com código personalizado.
O WordPress pode utilizar os mecanismos de cache integrados do seu servidor de hospedagem. Até mesmo um usuário iniciante do WordPress pode instalar um plugin de cache para reduzir imediatamente a carga do servidor.
O senhor pode facilmente transferir seus arquivos estáticos e de mídia para um rede CDN. O senhor pode até mesmo ir além e transferir serviços como e-mail para Serviços SMTP.
Milhares de sites do WordPress têm volumes de tráfego muito altos e um desempenho excepcional.
Para saber mais sobre esse tópico, consulte nossa resposta à pergunta: Quanto tráfego o WordPress pode suportar?? Neste explicador, também compartilhamos dicas sobre como escalonar o WordPress.
A melhor parte é que até mesmo usuários iniciantes podem fazer esses aprimoramentos para dimensionar seus sites à medida que o tráfego cresce. Veja nosso guia completo Desempenho e velocidade do WordPress para obter instruções práticas e passo a passo para iniciantes.
Qualquer pessoa que afirme que o WordPress não é escalável simplesmente não tem experiência técnica. Escalonamos bilhões de impressões todos os meses em nossa plataforma WordPress.
Dê uma olhada no Estudo de caso do WPBeginner sobre como dimensionamos esse site mantendo velocidades mais rápidas do que as de sites estáticos.
6. O WordPress não é amigável para iniciantes


Algumas pessoas afirmam que o WordPress é ruim porque não é amigável para iniciantes.
Esse argumento pode ser usado contra qualquer software ou ferramenta.
O WordPress tem uma pequena curva de aprendizado, como qualquer outro software que o senhor usa. O senhor precisará dedicar algum tempo para se orientar.
Se a popularidade do WordPress for tomada como um indicador, não achamos que o WordPress seria o construtor de sites mais usado se não fosse amigável para iniciantes.
Muitas atualizações significativas nos arquivos principais do WordPress visam tornar a plataforma mais amigável ao usuário com o passar do tempo.
Por exemplo, a introdução do conteúdo baseado em blocos e editor do site que funciona de forma semelhante a muitos construtores de sites populares, como Wix ou Squarespace.
Na WPBeginner, escrevemos sobre o WordPress para usuários iniciantes e fazemos isso há mais de uma década.
Em nossa experiência, os usuários iniciantes do WordPress superam rapidamente a curva de aprendizado inicial e se tornam muito bons em apenas algumas semanas.
Há também vários plugins do construtor de páginas do WordPress disponíveis como SeedProdque facilitam a criação de qualquer tipo de site sem a necessidade de escrever nenhum código.
O WordPress também tem mais de 60.000 plugins gratuitos que permitem que o senhor adicione novos recursos ao seu site, como formulário de contato, análises, Comércio eletrônicoe muito mais, sem nenhum código.
Existem até mesmo plug-ins de automação de fluxo de trabalho sem código, como o Uncanny Automator que o ajudam a economizar tempo ao gerenciar seu site WordPress.
O senhor pode querer ver nossa escolha de especialista do plug-ins obrigatórios do WordPress para todos os sites.
7. Há um suporte limitado disponível para o WordPress


Outro argumento com o qual nos deparamos é que o WordPress é ruim porque o suporte disponível é limitado.
Esse argumento surge quando os usuários não sabem como obter suporte para o WordPress.
Como software livre, o WordPress está disponível e é mantido por uma comunidade. O suporte também é orientado pela comunidade.
Há os fóruns oficiais de suporte do WordPress.org, onde o senhor pode obter suporte de outros usuários.
Além disso, há sites de recursos do WordPress, como o WPBeginner, que publicam muitos Recursos do WordPress para ajudar os iniciantes.
Há também grupos gratuitos no Facebook, como WPBeginner Engageonde o senhor pode publicar suas perguntas e obter ajuda gratuita dos moderadores e de outros usuários. O grupo tem mais de 96.000 usuários.
Como o WordPress é tão grande, há seções e grupos dedicados ao WordPress em todas as comunidades on-line populares, como StackExchange, Reddit, LinkedIn e outras.
Não está procurando opções de comunidades?
Há milhares de desenvolvedores de WordPress que o senhor pode contratar em plataformas como Serviços WPBeginner Pro, Seahawk, Codificável, Upwork, Fiverr, Toptal e outros. Lá, o senhor encontrará suporte especializado em WordPress por hora ou por preço fixo.
8. O WordPress não é adequado para comércio eletrônico


Na verdade, o WordPress não vem com um carrinho de compras integrado ou recursos de comércio eletrônico prontos para uso. O senhor precisará de um plugin para criar um site de comércio eletrônico com o WordPress.
No entanto, dizer que o WordPress não é adequado para comércio eletrônico é injusto, especialmente quando o WooCommerce (um plugin do WordPress) é o mais usado plataforma de comércio eletrônico globalmente.
Ele é usado por mais lojas on-line do que o Shopify, o Magento, o OpenCart e o PrestaShop juntos.
É de código aberto, como o WordPress. Entretanto, diferentemente do núcleo do WordPress, ele é administrado por uma empresa que usa diferentes maneiras de monetizar a plataforma.
O senhor também pode estender sua loja on-line com milhares de produtos disponíveis. Complementos do WooCommerce.
Além do WooCommerce, existem vários outros plug-ins de comércio eletrônico para WordPress, incluindo:
- Easy Digital Downloads que facilita a venda de arquivos digitais como eBooks, música, arte, software e outros usando o WordPress.
- MemberPress facilita para o senhor a venda de conteúdo premium e cursos no WordPress.
- WP Simple Pay facilita a aceitação de pagamentos em seu site WordPress para qualquer produto ou serviço sem adicionar um carrinho completo.
- WP Charitable é uma plataforma de doação e crowdfunding que facilita para o senhor aceitar doações no WordPress.
9. O futuro do WordPress não é claro porque ele é gratuito


Alguns acreditam que o WordPress é ruim porque está disponível gratuitamente. Essas pessoas dizem que isso torna seu caminho futuro incerto.
Esse argumento não é verdadeiro e geralmente é dado por pessoas que não conhecem o por que o WordPress é gratuito.
A marca registrada ‘WordPress’ é de propriedade da WordPress Foundation que é uma organização sem fins lucrativos. A missão da fundação é promover o WordPress além dos colaboradores para que ele permaneça disponível para uso de todos.
Além da fundação sem fins lucrativos, há também um setor multibilionário por trás do WordPress.
Isso inclui muitos principais empresas de WordPress, agências de desenvolvimento da Web, empresas independentes, proprietários de sites, desenvolvedores, designers, técnicos, profissionais de marketing e muito mais.
Mesmo que o desenvolvimento do WordPress seja interrompido, como software de código aberto, ele pode ser facilmente bifurcado em outro projeto e continuar com um nome diferente.
No entanto, não acreditamos que isso vá acontecer.
Mas pode, e é por isso que o futuro do WordPress é promissor, principalmente por causa de suas liberdades.
Discutimos esse tópico com mais detalhes em nosso artigo sobre O futuro do WordPress com nossas expectativas e previsões.
Primeiros passos com o WordPress
A maneira mais fácil de aprender mais sobre o WordPress é usando-o você mesmo.
Embora o senhor possa instalar o WordPress em seu computador (Windows, Mac), criar um site ao vivo é a melhor maneira de experimentá-lo.
O senhor precisará de uma conta de hospedagem de site e um nome de domínio para começar.
Agora, se o senhor estiver preocupado com os custos, poderá aproveitar a oferta especial que a Bluehost ofertas.


Eles são uma das maiores empresas de hospedagem do mundo e um provedor de hospedagem WordPress oficialmente recomendado.
Eles oferecem um desconto generoso aos usuários do WPBeginner com um nome de domínio e certificado SSL gratuitos. O senhor pode obter tudo o que precisa para começar a usar o WordPress por apenas US$ 1,99 por mês.
Além da Bluehost, o senhor também pode usar outros provedores de hospedagem, como Hostinger ou SiteGround o que também facilita os primeiros passos.
Para obter mais detalhes, consulte nosso guia completo sobre Como criar um site WordPressque contém instruções passo a passo para iniciantes.
Esperamos que este artigo tenha ajudado o senhor a avaliar se o WordPress é bom ou ruim. Talvez o senhor também queira ver nosso análise completa do WordPress ou veja nosso artigo sobre por que o senhor deve usar o WordPress.
Se o senhor gostou deste artigo, por favor, assine o nosso Canal do YouTube para tutoriais em vídeo sobre o WordPress. O senhor também pode nos encontrar em Twitter e Facebook.