You are currently viewing Categorias vs. Tags – Práticas recomendadas de SEO para classificar seu conteúdo

Categorias vs. Tags – Práticas recomendadas de SEO para classificar seu conteúdo

Os leitores frequentemente nos perguntam o que é melhor para SEO: categorias ou tags?

Talvez o senhor não tenha certeza do que realmente são as categorias e tags do WordPress e como elas são diferentes. Saber isso pode ajudá-lo a usá-las corretamente.

Neste artigo, explicaremos as diferenças entre categorias e tags para organizar seu conteúdo e como elas podem afetar as classificações de SEO.

Uso de categorias e tags para classificar o conteúdo no WordPressUsando categorias e tags para classificar o conteúdo no WordPress

Veja a seguir o que abordaremos neste tutorial. O senhor pode usar os links abaixo para ir para a seção de seu interesse:

Qual é a diferença entre categorias e tags?

Categorias e tags são ambos Taxonomias do WordPress. Elas são usadas para agrupar suas postagens de diferentes maneiras.

As categorias destinam-se a agrupar amplamente suas postagens. Pense nelas como tópicos gerais ou o índice de seu site do WordPress. As categorias são hierárquicas, o que significa que o senhor pode criar subcategorias.

Por outro lado, as tags destinam-se a descrever detalhes específicos de suas postagens. Pense nelas como as palavras de índice do seu site. Elas permitem que o senhor microcategorize seu conteúdo. As tags não são hierárquicas.

Por exemplo, esta postagem do blog sobre o WPBeginner está em nossa categoria “Guia para iniciantes”. O senhor pode ver todas as publicações dessa categoria acessando Blog ” Guia para iniciantes em nosso menu de navegação.

Esta postagem também tem as seguintes tags: categorias, categorias vs. tags, taxonomia personalizada, SEO, práticas recomendadas de SEO, classificação do conteúdo e tags.

O senhor não verá essas tags exibidas em nenhum lugar do artigo. No entanto, elas ajudam os usuários a encontrar este artigo em pesquisas relevantes em nosso blog.

Uma das maiores diferenças entre tags e categorias é que todos os posts do WordPress devem ser arquivados em uma categoria, mas não precisam ter tags.

Se o senhor não atribuir uma categoria ao seu post, o WordPress o atribuirá automaticamente à categoria padrão. Essa categoria é chamada de “Sem categoria”, mas geralmente é útil renomear a categoria Sem categoria para algo como ‘Other’ ou ‘Miscellaneous’.

Como o senhor pode adicionar categorias e tags no WordPress?

O senhor pode adicionar categorias e tags no WordPress ao criar ou editar uma postagem. O senhor as encontrará no lado direito, em “Configurações de postagem”.

Adicionar categorias e tags ao criar uma postagemAdicionar categorias e tags ao criar uma postagem

O senhor também pode ir para Posts ” Categorias e Posts ” Tags para adicionar novas categorias e tags.

Para saber mais sobre o processo de adição de categorias e tags, confira nossas explicações sobre O que é uma categoria? e O que é uma tag? para obter ajuda e orientação.

Quantas categorias do WordPress o senhor deve ter?

Não há um número específico de categorias que o senhor deva ter. Na maioria dos casos, o ideal é ter entre 5 e 10 para categorizar adequadamente suas postagens e facilitar a navegação no site.

As categorias destinam-se a abranger um grande grupo de publicações. O senhor pode usar subcategorias e tags para dividir suas publicações em grupos menores.

Se o senhor estiver apenas começando um blognão se preocupe em tentar criar uma lista perfeita de categorias. Basta escolher de 3 a 5 categorias amplas e adicionar outras com o passar do tempo.

O senhor precisa usar subcategorias no WordPress?

O senhor não precisa usar subcategorias, e muitos blogs grandes (inclusive o WPBeginner) não o fazem. No entanto, as subcategorias são úteis se o senhor tiver uma categoria grande com muitas publicações que poderiam ser agrupadas em seções menores.

Por exemplo, o senhor pode ter uma categoria “Receitas” que contém um número crescente de receitas sem glúten.

Postagens na categoria 'Receitas'Posts na categoria 'Recipes' (Receitas)

O senhor pode colocar essas postagens em sua própria subcategoria para que seja fácil para os leitores encontrá-las. O senhor cria uma nova categoria secundária para “Receitas” chamada “Sem glúten” e move essas postagens para essa categoria.

Uso de categorias nos URLs das postagens

Alguns sites usam o nome da categoria em permalinks (URLs de postagens), que podem ser configurados em Configurações ” Permalinks.

Incluindo as categorias de suas postagens em seus URLsIncluindo as categorias de seus posts em seus URLs

Se esse for o caso em seu site, seu post terá inicialmente um URL mais ou menos assim:
/recipes/gluten-free-pancakes/

Depois de mover a postagem para uma categoria secundária, ela terá um novo URL:
/recipes/gluten-free/gluten-free-pancakes/

Normalmente, o WordPress tentará redirecionar o URL antigo para o novo. Vale a pena verificar se seus links ainda estão funcionando. Se necessário, o senhor pode criar um redirecionamento 301 do URL antigo para o novo.

Outra opção é manter a postagem na categoria principal e também atribuí-la à categoria secundária, mas isso pode ter desvantagens.

Embora o site do WPBeginner tenha categorias no URL, sempre recomendamos que os usuários usem uma estrutura de URL mais curta que contenha apenas “Nome do post”. Isso lhe dará o máximo de flexibilidade para reorganizar o conteúdo sem se preocupar com a configuração de redirecionamentos.

Todos os nossos novos sites usam a moderna estrutura de URL “Post name”. O WPBeginner tem mais de 10 anos, portanto, tem uma estrutura de URL antiga. A alteração da estrutura de URL não é recomendada para SEO, e é por isso que continuamos com ela.

Posso atribuir uma postagem a várias categorias?

O WordPress permite que o senhor coloque um post em várias categorias. Podem ser várias categorias principais ou uma categoria principal mais uma subcategoria ou subcategorias.

Ter várias categorias não beneficiará seu SEO. O senhor só deve atribuir posts a várias categorias se isso fizer mais sentido para seus leitores.

É possível que ter sua postagem em várias categorias possa causar alguns problemas de SEO devido à duplicação de conteúdo.

Se o senhor usar várias categorias, tente evitar colocar uma postagem em duas ou mais categorias principais (pai). Cada post deve se encaixar em uma categoria principal.

Há um limite para o número de tags que uma postagem pode ter?

O WordPress em si não tem nenhum limite para o número de tags que o senhor pode ter em cada publicação. O senhor pode potencialmente atribuir 1.000 ou mais tags a um post!

No entanto, definitivamente não recomendamos isso.

O objetivo das tags é ajudar a vincular publicações relacionadas. Pense nelas como uma seção de índice em um livro. Cada tag é como uma palavra-chave no índice.

As tags são úteis para os usuários que pesquisam seu site. Algumas plugins que exibem posts relacionados usam tags para ajudá-los a descobrir quais tópicos das postagens estão relacionados.

Sugerimos que o senhor se limite a um máximo de 10 tags por publicação.

Categorias versus tags: O que é melhor para SEO?

Há alguma SEO para WordPress Quais são as vantagens de usar categorias em vez de tags ou vice-versa?

A resposta curta é não.

Tanto as categorias quanto as tags têm finalidades diferentes. O senhor precisa usar categorias, mas não precisa usar tags se não quiser. No entanto, recomendamos o uso adequado de ambas para ajudar os leitores a navegar em seu site.

Em última análise, o senhor deve projetar seu site tendo em mente os usuários. Todos os mecanismos de busca querem mostrar aos usuários o conteúdo que será mais útil para eles.

Isso significa que a organização do seu conteúdo para melhor usabilidade também o ajudará a obter melhores classificações de SEO.

O senhor pode controlar a aparência das categorias e tags nos resultados de pesquisa?

O senhor pode personalizar a forma como suas categorias e tags aparecem nas páginas de resultados dos mecanismos de pesquisa usando All in One SEO (AIOSEO), a melhor plugin de SEO para WordPress do mercado.

Primeiro, instale e ative o All in One SEO Premium ou AIOSEO gratuito plugin. Para obter mais detalhes, consulte nosso guia passo a passo sobre Como instalar um plug-in do WordPress.

Após a ativação, o senhor deve navegar para All in One SEO ” Search Appearance e clique na guia “Taxonomies” (Taxonomias) para configurar a aparência da pesquisa para categorias e tags.

Configurações de taxonomias do All in One SEOConfigurações de taxonomias do All in One SEO

As configurações padrão funcionarão para a maioria dos sites, mas o senhor pode personalizá-las de várias maneiras.

Por exemplo, alguns usuários preferem impedir que os mecanismos de pesquisa indexem suas listagens de arquivos de categorias e tags. Isso pode ajudar a evitar problemas de conteúdo duplicado e incentiva os mecanismos de pesquisa a priorizar seus posts e páginas reais.

Na seção Categories (Categorias), basta alterar a opção “Show in Search” (Mostrar na pesquisa) para “No” (Não).

Aparência da pesquisa do AIOSEO para categoriasAparência da pesquisa do AIOSEO para categorias

Em seguida, role para baixo até a seção Tags e faça a mesma coisa.

Certifique-se de clicar no botão “Save Changes” (Salvar alterações) na parte superior ou inferior da página para armazenar suas configurações. Os mecanismos de pesquisa não indexarão mais suas páginas de arquivo de categorias e tags.

Aparência da Pesquisa AIOSEO para TagsAparência da Pesquisa AIOSEO para Tags

Guias especializados sobre categorização de conteúdo do WordPress

Agora que o senhor sabe como as categorias e tags afetam o SEO, talvez queira ver outros guias relacionados à categorização do conteúdo do WordPress:

Esperamos que este artigo tenha ajudado o senhor a entender as categorias versus tags e as práticas recomendadas de SEO para classificar seu conteúdo. O senhor também pode gostar do nosso guia sobre Como rastrear a análise de categorias e tags do WordPress e nossas escolhas de especialistas para o melhores ferramentas de pesquisa de palavras-chave para SEO.

Se o senhor gostou deste artigo, por favor, assine o nosso Canal do YouTube para ver tutoriais em vídeo sobre o WordPress. O senhor também pode nos encontrar em Twitter e Facebook.