You are currently viewing O WordPress é bom para comércio eletrônico? (Prós e contras)

O WordPress é bom para comércio eletrônico? (Prós e contras)

O senhor está se perguntando se o WordPress é bom para comércio eletrônico e quais são os prós e os contras?

O WordPress é a plataforma de criação de sites mais popular e a mais recomendada para iniciar um negócio de comércio eletrônico.

Neste artigo, vamos explorar se o WordPress é bom para o comércio eletrônico e quais são os prós e os contras de usá-lo.

O WordPress é bom para comércio eletrônico?O WordPress é bom para comércio eletrônico?

Por que usar o WordPress para comércio eletrônico?

O WordPress é o site mais popular do mundo construtor de sitesque alimenta mais de 43,1% de todos os sites na Internet. Um grande número desses sites são lojas de comércio eletrônico.

Participação de mercado do WordPressParticipação de mercado do WordPress

A enorme popularidade do WordPress faz dele o mais recomendado plataforma de comércio eletrônico para iniciar seu negócio.

Alguns dos motivos mais convincentes para usar o WordPress para comércio eletrônico são:

  • Liberdade – O senhor é proprietário de sua loja de comércio eletrônico, e nenhum terceiro controla a forma como o senhor a administra.
  • Comunidade massiva – Usando o WordPress, o senhor se torna parte de uma enorme comunidade on-line de proprietários de empresas que administram seus negócios no WordPress.
  • Maior disponibilidade – O WordPress oferece suporte a mais gateways de pagamento do que qualquer outra plataforma de comércio eletrônico. Ele também é compatível com comércio eletrônico multilíngue na maioria das moedas e localidades.
  • Hacking de crescimento – Por ser a solução mais popular, ela tem integrações para a maioria das ferramentas de marketing e growth hacking de que o senhor pode precisar. Isso facilita muito o crescimento do seu negócio de comércio eletrônico ao longo do tempo.

Para obter mais detalhes, consulte nosso análise completa do WordPress para obter uma cobertura mais detalhada de suas vantagens e desvantagens.

Quais são os prós e os contras de usar o WordPress para comércio eletrônico?

Prós e contras de usar o WordPress para comércio eletrônicoPrós e contras de usar o WordPress para comércio eletrônico

Como toda decisão comercial, o senhor deve considerar os prós e os contras de usar o WordPress como sua plataforma de comércio eletrônico.

Vamos dar uma olhada em alguns dos prós e contras mais importantes do uso do WordPress para seu negócio de comércio eletrônico.

Prós de usar o WordPress para comércio eletrônico:

1. O WordPress é gratuito

O software WordPress está disponível gratuitamente. O senhor pode fazer o download, personalizar e usá-lo onde quiser.

O senhor ainda precisará pagar pela hospedagem de comércio eletrônico, nome de domínio e complementos. Para obter mais informações sobre esse tópico, consulte nossa explicação sobre Por que o WordPress é gratuito?, quais são os custos e qual é a vantagem real.

2. Zero taxas de transação

Ao contrário da maioria das outras plataformas de comércio eletrônico, o WordPress não cobra do senhor pelas transações. As únicas taxas que o senhor paga pelas transações são para o seu provedor de serviços de pagamento (Stripe, PayPal, etc.) e seu banco.

3. O senhor controla os custos

Com o WordPress, o senhor controla os custos. O senhor pode escolher seu serviço de hospedagem, complementos premium e ferramentas de marketing.

Com essa liberdade, o senhor economiza uma tonelada de dinheiro inicial, que pode ser investido no crescimento de seus negócios e na realização de mais vendas. Para obter mais detalhes, consulte nosso artigo sobre o custo de construção de um site de comércio eletrônico.

4. Milhares de plug-ins

O WordPress tem mais de 59.000 plugins gratuitos. Pense nos plugins como aplicativos para seu site de comércio eletrônico. O senhor pode instalar um deles quando precisar de um determinado recurso, como adicionar um formulário de contato ou personalizar a experiência do carrinho de compras, entre outros.

Com tantas opções, o senhor pode adicionar praticamente qualquer recurso à sua loja de comércio eletrônico com apenas alguns cliques. Veja nossa seleção de especialistas dos melhores plug-ins de comércio eletrônico para WordPress para obter alguma inspiração.

5. Inúmeros gateways de pagamento

O WordPress é compatível com todos os gateways de pagamento populares, como Stripe, PayPal, Authorize.net e outros. Ele também oferece suporte a serviços de pagamento menos conhecidos e a inúmeros provedores de serviços de pagamento regionais.

Aceitação de pagamentos on-line com o WordPress é mais fácil do que qualquer outra plataforma de comércio eletrônico no mercado.

6. Milhares de temas e estilos

O WordPress vem com milhares de temas (modelos de design). O senhor pode personalizar o design do seu site de comércio eletrônico de acordo com sua preferência com facilidade.

Além disso, ele vem com construtores de páginas de arrastar e soltar como SeedProd e Thrive Architect. Essas ferramentas permitem que o senhor crie facilmente páginas de destino de produtos, páginas de lojas e muito mais.

7. Produtos e vendas ilimitados

O senhor pode adicionar quantos produtos quiser ao seu site e fazer quantas vendas puder. Ao contrário de muitas outras plataformas de comércio eletrônico, o WordPress não restringe o senhor a um número definido de produtos ou vendas.

8. O senhor é o proprietário e controla seu site

Muitas plataformas de comércio eletrônico on-line têm termos e condições que permitem que elas fechem seu site de comércio eletrônico a qualquer momento, com ou sem motivo. Elas podem reter seus dados e quaisquer transações não processadas.

Com o WordPress, o senhor possui e controla seu site. Mesmo que, em raras circunstâncias, uma empresa de hospedagem encerre sua conta, o senhor pode facilmente usar um backup para transferir seu site para outra empresa de hospedagem. O senhor é proprietário de todos os seus dados, transações e pagamentos.

Contras de usar o WordPress para comércio eletrônico

Até agora, cobrimos as vantagens de usar o WordPress e elas são muitas.

No entanto, o WordPress também tem suas desvantagens, e é melhor mantê-las em mente.

1. Vem com uma ligeira curva de aprendizado

O WordPress vem com uma pequena curva de aprendizado. Assim como qualquer novo software usado em sua empresa, o senhor precisará se familiarizar com o WordPress e como ele funciona.

Felizmente, o WPBeginner tem tudo o que o senhor precisa. Temos um passo a passo gratuito Tutoriais em vídeo sobre o WordPress feitos especificamente para iniciantes em WordPress. Esses cursos farão com que o senhor ganhe velocidade muito mais rapidamente.

A maioria dos iniciantes que começam um negócio com o WordPress passa rapidamente a usuários de nível avançado com alguma prática.

2. O senhor gerencia as atualizações de software e os backups

Como qualquer software ou aplicativo, o WordPress lança atualizações regularmente. Como proprietário do site, o senhor é responsável por instalar essas atualizações para manter seu site seguro e acessar os recursos mais recentes.

É igualmente fácil instalar atualizações no WordPress como em seu telefone ou computador. O senhor receberá uma notificação sobre uma nova versão e, em seguida, basta clicar em um botão para instalá-la.

Atualize facilmente o WordPressAtualize facilmente o WordPress

Da mesma forma, o senhor também é responsável por manter backups do seu site. Isso permite que o senhor mova facilmente o site, proteja os dados ou os restaure em caso de falha na hospedagem.

Felizmente, existem excelentes plugins de backup para WordPress, como o Duplicador Pro. Uma vez configurado corretamente, ele fará automaticamente backups regulares e os armazenará na nuvem.

Ele também o ajudará a restaurar seu site com apenas alguns cliques ou a movê-lo para outra empresa de hospedagem, se necessário.

3. A escalabilidade pode aumentar os custos

Recomendamos que todas as novas empresas comecem com um plano de hospedagem de baixo custo de empresas como Bluehost e Hostinger.

Ao contrário de outras plataformas de comércio eletrônico, essa flexibilidade ajuda o senhor a economizar muito dinheiro ao iniciar seu negócio.

Entretanto, à medida que sua empresa cresce, seu site precisará de mais recursos de servidor. O senhor precisará fazer upgrade para um serviço de hospedagem gerenciada como o SiteGround ou WP Engine.

Isso aumentará seus custos. No entanto, o lado positivo é que sua empresa agora poderá arcar com esses custos extras e ainda será mais barata do que outros provedores de serviços de comércio eletrônico.

4. O senhor é responsável pela segurança

Assim como as atualizações e os backups, o senhor é responsável por manter seu site seguro.

Agora, isso pode parecer um pouco complicado, mas, felizmente, muitas empresas de hospedagem WordPress também tomam medidas excelentes para proteger os sites hospedados em seus servidores contra ataques mal-intencionados.

Além disso, o senhor pode instalar a CDN gratuita da Cloudflare para proteger seu site ou use um plugin de segurança do WordPress como Sucuri.

Tanto a Cloudflare quanto a Sucuri oferecem um firewall de site que bloqueia o tráfego mal-intencionado antes mesmo que ele chegue ao seu site.

Que tipo de soluções de comércio eletrônico estão disponíveis no WordPress?

Opções de comércio eletrônico do WordPressOpções de comércio eletrônico do WordPress

Ao comparar as plataformas de comércio eletrônico, o senhor perceberá que algumas delas são boas para vender tipos específicos de produtos e não tão boas para outros.

Por exemplo, o Shopify é ótimo para vender produtos físicos que exigem remessa, mas não para vender cursos on-line.

Em comparação, o WordPress é a única plataforma de comércio eletrônico que é igualmente excelente para vender todos os tipos de produtos e serviços usando seus poderosos complementos.

Aqui estão algumas das principais soluções de comércio eletrônico que o senhor pode usar com o WordPress, dependendo do seu negócio.

  • WooCommerce – Disponível como um plugin gratuito para WordPress, o WooCommerce é a plataforma de comércio eletrônico número 1 do mundo. Ela permite que o senhor crie qualquer tipo de loja on-line e pode ser usada para vender bens físicos e produtos digitais.
  • MemberPress – Uma poderosa solução de comércio eletrônico que ajuda o senhor a vender produtos baseados em assinatura, como cursos on-line e conteúdo premium, site pay-per-view, associações para comunidades e muito mais.
  • Downloads digitais fáceis – Criado especificamente para vender produtos digitais como software, e-books, música, arte digital e muito mais.
  • WP Simple Pay – O senhor vende alguns produtos ou serviços? O WP Simple Pay facilita a aceitação de pagamentos on-line sem usar um plug-in de carrinho de compras em seu site.
  • WP Forms Pagamentos – Permite que o senhor aceite pagamentos on-line criando seus próprios formulários de pagamento personalizados. Perfeito para a venda de produtos individuais, serviços, reservas on-line e muito mais.

Como o WordPress se compara a outras plataformas de comércio eletrônico?

O WordPress se compara com todas as principais plataformas de comércio eletrônico e as supera em flexibilidade, custo-benefício e disponibilidade mais ampla.

O que o WordPress faz melhor do que outras plataformas de comércio eletrônico?

  • O WordPress é melhor para economizar custos ao iniciar um negócio de comércio eletrônico. O senhor pode começar com o mínimo necessário e pagar apenas pelas ferramentas/serviços de que precisa.
  • O WordPress não cobra do senhor por transações individuais. Isso facilita a criação de um plano de negócios sustentável para o crescimento a longo prazo.
  • Ele não limita o número de produtos ou vendas que o senhor pode fazer. Muitas das principais plataformas de comércio eletrônico o forçarão a atualizar seu plano quando atingir um determinado limite de produtos ou vendas.
  • O senhor é proprietário de todo o seu site e seus dados e pode transferi-lo para qualquer outra plataforma de hospedagem ou solução de comércio eletrônico quando precisar.

Para obter detalhes, dê uma olhada nessas comparações com plataformas individuais.

Como iniciar um negócio de comércio eletrônico com o WordPress?

Para iniciar seu negócio de comércio eletrônico com o WordPress, o senhor precisará criar um site WordPress.

Há dois tipos de WordPress disponíveis.

Primeiro, há o WordPress.org, que é o software WordPress sobre o qual falamos neste artigo e que recomendamos. Depois, há o WordPress.com, que é uma plataforma de site hospedado como o Wix ou o Squarespace. Para obter detalhes, consulte nosso artigo sobre WordPress.com vs. WordPress.org.

Para começar com o WordPress.org, o senhor precisará de uma conta de hospedagem e um nome de domínio.

Normalmente, os preços dos planos de hospedagem para iniciantes começam em US$ 7,99 por mês (geralmente pagos anualmente), e o nome de domínio custa cerca de US$ 16,99 por ano.

Felizmente, Bluehost concordou em oferecer aos usuários do WPBeginner um desconto generoso na hospedagem com um nome de domínio gratuito. Basicamente, o senhor pode começar por US$ 2,75 por mês.

Mas, como mencionamos anteriormente, o uso do WordPress lhe dá muitas opções. O senhor também pode começar com o Hostinger ou qualquer um dos seguintes Principais empresas de hospedagem WordPress.

Se o senhor se inscrever na Bluehost, eles instalarão automaticamente o WordPress para o senhor. Todas as outras empresas de hospedagem também oferecem um instalador do WordPress com um clique, que pode ser encontrado em sua conta de hospedagem.

O senhor precisa de mais ajuda? Siga nosso tutorial de instalação passo a passo do WordPress para iniciantes.

Esperamos que este artigo tenha ajudado a explicar se o WordPress é bom para o comércio eletrônico e seus prós e contras. Talvez o senhor também queira ver nosso guia sobre Como usar a automação para aumentar as vendas do WooCommerce ou veja estas dicas práticas dicas para expandir seus negócios on-line.

Se o senhor gostou deste artigo, por favor, assine o nosso Canal do YouTube para ver tutoriais em vídeo sobre o WordPress. O senhor também pode nos encontrar em Twitter e Facebook.