You are currently viewing É seguro usar plug-ins desatualizados do WordPress? (Explicado)

É seguro usar plug-ins desatualizados do WordPress? (Explicado)

O senhor está se perguntando se é seguro instalar e usar um plug-in desatualizado do WordPress?

Às vezes, ao procurar um plugin para adicionar um novo recurso ao seu site, o senhor pode encontrar um que parece perfeito, mas que não é atualizado há algum tempo ou não foi testado com sua versão do WordPress. Muitas vezes, isso faz com que os leitores iniciantes façam a pergunta: posso usar esse plug-in sem danificar meu site?

Neste artigo, discutiremos como determinar se o senhor pode ou não instalar com segurança plug-ins desatualizados do WordPress.

É seguro usar plug-ins desatualizados do WordPress?É seguro usar plug-ins desatualizados do WordPress?

Como os plug-ins do WordPress se tornam desatualizados?

Um plug-in do WordPress pode ficar desatualizado se não tiver recebido nenhuma atualização por algum tempo ou se não tiver sido testado pelo autor do plug-in para garantir sua compatibilidade com as três versões principais mais recentes do WordPress.

Sempre recomendamos aos nossos leitores que mantenham os plug-ins em seu site do WordPress atualizado. Essas atualizações mantêm o plug-in compatível com as alterações feitas no núcleo do WordPress, adicionam novos recursos, corrigem bugs e solucionam vulnerabilidades de segurança.

Mas e se um plugin que o senhor está usando ou deseja usar não tiver sido atualizado há algum tempo? Ou se ele não tiver sido testado com a versão mais recente do WordPress? Ainda é seguro usá-lo?

A resposta curta é: depende do plugin.

Às vezes, os plug-ins desatualizados simplesmente não funcionam corretamente com as versões mais recentes do WordPress. Ou o plug-in pode até ter sido abandonado pelo desenvolvedor, de modo que nenhum novo recurso será adicionado.

A maior preocupação com plugins desatualizados é que pode haver problemas de segurança que podem surgir. Se o plug-in não for mantido ou atualizado, ele poderá se tornar um alvo para os hackers.

No entanto, o fato de um plugin estar desatualizado não significa que ele tenha algum desses problemas. Alguns plugins desatualizados são perfeitamente seguros para uso. No entanto, recomendamos que o senhor teste completamente o plug-in antes de instalá-lo em seu site ativo.

Dito isso, vamos dar uma olhada em como saber se um plug-in do WordPress está desatualizado e como o senhor pode decidir se é seguro instalá-lo.

Verificando se um plug-in está desatualizado

O Diretório de Plugins do WordPress exibe muitas informações úteis sobre cada plug-in. Por exemplo, ele mostra claramente a data em que cada plug-in foi atualizado pela última vez e a versão mais recente do WordPress com a qual foi testado.

Se um plug-in não tiver sido testado para várias versões do WordPress, será exibido um aviso na parte superior da página do plug-in, semelhante a este:

This plugin hasn’t been tested with the latest 3 major releases of WordPress. It may no longer be maintained or supported and may have compatibility issues when used with more recent versions of WordPress.
Verificando se um plug-in do WordPress está desatualizadoVerificando se um plug-in do WordPress está desatualizado

Onde o WordPress obtém essas informações? Os autores de plugins são obrigados a fornecê-las em um arquivo leia-me quando enviam plug-ins para o diretório de plug-ins do WordPress.

Infelizmente, os desenvolvedores ocupados nem sempre atualizam o arquivo leia-me quando um nova atualização do WordPress é lançada. Às vezes, um plug-in foi testado mais recentemente do que mostra sua página de plug-in.

Agora que o senhor já sabe como verificar se um plugin do WordPress está desatualizado, vamos dar uma olhada em como saber se é seguro instalá-lo.

Verificando se é seguro instalar um plugin desatualizado

O fato de um plugin não ter sido atualizado ou testado recentemente não significa que ele não funcionará. Como o senhor pode saber se o plugin é seguro para ser instalado em seu site WordPress?

Verifique as classificações e comentários dos usuários

O senhor pode clicar na guia “Avaliações” no Diretório de plug-ins do WordPress para ver as opiniões e reclamações dos usuários sobre o plug-in. Se houver um problema de compatibilidade com uma versão recente do WordPress, é possível que outros usuários o tenham mencionado nesta página.

Verificação de avaliações e classificações de usuáriosVerificação de avaliações e classificações de usuários

O senhor também pode verificar as classificações dos usuários. Se as avaliações forem recentes e cinco estrelas, então é seguro presumir que o senhor pode usar o plugin em seu site.

Verifique a página de suporte do plug-in

Ao clicar na guia “Support” (Suporte), o senhor será levado ao fórum de suporte do plug-in. Aqui, o senhor pode ver todos os problemas que os usuários têm tido com o plug-in.

Verificando a página de suporte do plug-inVerificando a página de suporte do plug-in

O senhor também verá a capacidade de resposta do desenvolvedor do plug-in e se ele consegue resolver os problemas em tempo hábil.

Se decidir instalar o plug-in, é aqui que o senhor deve vir se precisar de suporte. O senhor pode saber mais em nosso guia sobre Como solicitar corretamente o suporte do WordPress e obtê-lo.

Verifique a página de desenvolvimento do plug-in

Outra maneira de verificar se é seguro instalar o plug-in é acessar a página de desenvolvimento do plug-in. Isso mostra ao senhor o grau de atividade do desenvolvedor do plug-in.

Basta acessar a página do plug-in do WordPress e clicar na guia “Desenvolvimento”.

Verificando a página de desenvolvimento do plug-inVerificando a página de desenvolvimento do plug-in

Em particular, dê uma olhada na seção “Changelog” para ver com que frequência o plug-in está sendo atualizado e quais alterações e aprimoramentos recentes foram feitos.

Se o desenvolvedor estiver atualizando ativamente o plug-in, isso geralmente significa que o plug-in é de alta qualidade e seguro para uso em seu site WordPress.

Por outro lado, se um plugin não for atualizado há mais de dois anos, isso pode significar que o plugin foi abandonado. Nesse caso, o senhor não deve instalar o plugin, pois o desenvolvedor não o está mantendo ativamente.

Verifique os tutoriais do WPBeginner sobre o plug-in

O senhor também pode verificar se a instalação do plugin é segura no blog WPBeginner. O senhor pode procurar tutoriais sobre o plug-in navegando até a página Blog ” Plug-ins do WordPress ou usando o recurso de pesquisa.

Verificando os tutoriais do WPBeginner sobre o plug-inVerificando os tutoriais do WPBeginner sobre o plug-in

Se tivermos publicado recentemente um tutorial sobre um plug-in, isso significa que o plug-in era compatível com a versão mais recente do WordPress quando o testamos.

Testar o plug-in em um site de teste ou em uma instalação local do WordPress

Digamos que o senhor tenha seguido as etapas acima e decidido que um plugin desatualizado parece seguro para ser instalado. O que o senhor deve fazer em seguida?

Em vez de instalar imediatamente o plugin em seu site ativo, talvez o senhor queira primeiro testá-lo em um site de teste ou em uma instalação local do WordPress.

Um site de preparação do WordPress é um site de teste que o senhor pode usar para testar com segurança um plug-in quanto a problemas antes de colocá-lo em funcionamento.

O site de preparação fica em seu servidor de hospedagem na Web, portanto, o usuário pode ter certeza de que, se o plug-in funcionar lá, não encontrará problemas em seu site ativo.

Trabalhando no ambiente de preparaçãoTrabalhando no ambiente de preparação

Alguns dos melhores empresas de hospedagem WordPress, tais como Bluehost, SiteGrounde WP Engineoferecem sites de teste com um clique. O senhor também pode criar um site de teste manualmente ou usando um plug-in.

O senhor pode aprender como fazer isso em nosso guia sobre Como criar facilmente um site de teste para o WordPress.

Como alternativa a um site de teste, o senhor pode instalar o WordPress em seu próprio computador e testar o plugin nele. O senhor pode seguir nossos guias sobre Como instalar o WordPress localmente no Mac ou Windowsou usando o XAMPP.

Download Local by FlywheelBaixar Local by Flywheel

Se o plug-in funcionar bem em seu site de teste, então é seguro instalá-lo em seu site ativo.

Considerações finais

Embora não seja uma boa ideia usar plug-ins desatualizados, às vezes o plug-in que você está procurando é o único que faz o que você precisa. Nesse caso, o senhor precisará fazer a devida diligência, conforme mencionamos em nosso guia.

Outra coisa que o senhor pode procurar é a reputação do autor. Se for um autor de plugin popular, o senhor pode enviar um e-mail para ele e perguntar se ele tem planos de atualizar o plugin.

Alguns plugins são tão simples que não precisam de atualizações, e é por isso que o autor pode não lançar uma atualização porque sabe que ainda funciona. O popular Page Links To, muito popular é um bom exemplo disso.

Ele foi escrito por um dos principais colaboradores do WordPress, Mark Jaquith, e o plugin já existe há muito tempo. Ele não precisa de nenhum desenvolvimento ativo porque faz uma coisa e a faz bem. Portanto, mesmo que apresente um erro de desatualização no WordPress.org, esse plugin é algo que o senhor pode instalar com segurança.

A desvantagem, no entanto, é que se o senhor esperava ter recursos de redirecionamento mais avançados, eles não estarão disponíveis no plugin. É por isso que muitos usuários mudam para o plugin All in One SEO porque ele inclui esse recurso e muitos outros recursos avançados de SEO no plug-in.

Guias especializados sobre o uso de plug-ins do WordPress

Agora que o senhor sabe se é seguro usar plug-ins desatualizados, talvez queira ver mais alguns guias relacionados à escolha e ao uso de plug-ins do WordPress.

Esperamos que este tutorial tenha ajudado o senhor a saber se é seguro usar plug-ins desatualizados com o WordPress. Talvez o senhor também queira ver nosso guia sobre como registrar um nome de domínio gratuitamente ou nossa escolha de especialista do plug-ins obrigatórios do WordPress para fazer seu site crescer.

Se o senhor gostou deste artigo, por favor, assine o nosso Canal do YouTube para ver tutoriais em vídeo sobre o WordPress. O senhor também pode nos encontrar em Twitter e Facebook.