O senhor está encontrando erros ao usar o editor de blocos do WordPress?
O WordPress substituiu o antigo editor clássico em 2019 por um editor de conteúdo totalmente novo chamado Gutenberg. Esse editor usa blocos para criar conteúdo no WordPress. No entanto, às vezes, o senhor pode se deparar com problemas irritantes ao usá-lo.
Neste artigo, compartilharemos como corrigir os problemas mais comuns do editor de blocos do WordPress para que o senhor possa melhorar seu fluxo de trabalho.


O que é o editor de blocos do WordPress?
Editor de blocos do WordPressou Gutenberg, é o editor de conteúdo que foi introduzido na versão 5.0 do WordPress. Desde então, o WordPress aprimorou o editor e adicionou novos recursos e funcionalidades.
Ele oferece mais recursos de personalização em comparação com o Editor clássico. O senhor tem diferentes blocos para adicionar diferentes elementos ao seu conteúdo e não precisa editar o código para alterar a aparência e o estilo.
Ele tenta mostrar como seus blogs e páginas ficarão em tempo real, imitando a mesma fonte e as mesmas cores do seu tema do WordPress.
Por exemplo, o senhor pode usar um bloco Image para adicionar imagens às postagens do blog. Além disso, o senhor tem opções como estilo de imagem, tamanho, alinhamento e muito mais usando o bloco.


Além disso, muitos plug-ins do WordPress adicionam seus blocos ao editor de conteúdo. Isso facilita muito a incorporação de itens como formulários, feeds de mídia social e tabelas de conteúdo com apenas alguns cliques.
Dito isso, o editor de blocos não é perfeito. Como qualquer outro plugin do WordPress, o senhor pode se deparar com diversos erros ou bugs.
Aqui estão alguns problemas comuns no editor de conteúdo. O senhor pode clicar nos links abaixo para ir para diferentes partes do nosso tutorial:
1. Correção do erro “Block Editor Not Working” do WordPress
Um dos problemas mais comuns que os usuários enfrentam é o “editor de blocos do WordPress não está funcionando”.
Há vários motivos para a ocorrência desse erro. Por exemplo, pode ser devido a um tema antigo e desatualizado, a um plugin defeituoso ou a outros erros técnicos.
O editor de blocos do WordPress também pode não funcionar se você tiver uma configuração incorreta em seu site, como desativar a função editor visual ao criar um perfil de usuário.
O senhor pode verificar isso acessando Usuários ” Perfil no painel do WordPress. A partir daí, certifique-se de que a opção “Desativar o editor visual ao escrever” não esteja selecionada.


Se o problema ainda persistir, o senhor pode tentar desativar todos os plug-ins em seu site. Isso deve ajudar a descartar qualquer conflito que um plug-in possa estar causando e impedir que o editor de blocos funcione.
Outra maneira de corrigir isso é atualizar o tema do WordPress. Um tema desatualizado pode causar o erro de não funcionamento do editor de blocos. O senhor pode consultar nosso guia sobre Como atualizar seu tema do WordPress sem perder dados e personalização.
2. O editor de blocos do WordPress está sempre travando
Outro problema comum que alguns usuários enfrentam é que o Editor de blocos do WordPress falha inesperadamente.
Quando ele travar, o senhor verá a mensagem de erro “The editor has encountered an unexpected error” (O editor encontrou um erro inesperado). O WordPress mostrará três opções, incluindo tentativa de recuperação, cópia do texto da postagem e cópia do erro.


Pode haver vários motivos para esse problema. Por exemplo, um plugin pode quebrar o editor de blocos e mostrar esse erro, ou sua versão do WordPress não está atualizada.
O senhor pode corrigir esse problema desativando todos os plug-ins e reativando-os um a um. Outra solução é alterar seu WordPress para uma versão tema padrão, como Twenty Twenty-Four, e veja se o problema persiste.
Se o senhor ainda estiver enfrentando esse problema depois de verificar os plug-ins e o tema do WordPress, tente atualizar a versão do WordPress e limpando o cache do WordPress.
3. Remover o erro de JSON inválido no editor de conteúdo
Quando o senhor estiver editando um post ou uma página de blog, poderá ocorrer um erro “A resposta não é uma resposta JSON válida” quando clicar no botão Update (Atualizar) no editor de blocos.


O WordPress está em comunicação contínua com o servidor do site em segundo plano quando o usuário está editando uma postagem em seu blog do WordPress. Esse erro é causado quando o WordPress não consegue receber uma resposta do servidor ou a resposta não está no formato JSON.
Aqui estão alguns motivos pelos quais o senhor pode receber um erro de JSON inválido e como corrigi-los:
- Verifique os URLs do WordPress em Settings (Configurações) – O senhor precisará verificar se o endereço do WordPress e o endereço do site nas configurações do seu site estão corretos. Basta ir para a seção Configurações ” Geral e verifique se os URLs são os mesmos. O erro JSON pode ser acionado se o endereço do site for diferente.


- Corrigir configurações de links permanentes no WordPress – No WordPress, o senhor pode configurar URLs amigáveis para SEO para suas páginas e posts. No entanto, configurações incorretas podem dificultar que o editor de blocos obtenha uma resposta JSON válida. Certifique-se de selecionar o formato de permalink correto.
- Verificar as configurações do arquivo .htaccess do WordPress – O arquivo .htaccess é usado como um arquivo de configuração no WordPress para gerenciar URLs amigáveis para SEO (permalinks). Normalmente, o WordPress o regenera e atualiza automaticamente. No entanto, configurações incorretas ou arquivos .htaccess desatualizados podem causar erros de JSON.
- Consulte Registros de depuração da API REST – O API REST é um conjunto de técnicas que o WordPress usa para se comunicar com o servidor do seu site. Um erro JSON também pode significar que a API REST encontrou um erro. O senhor pode verificar isso visualizando os logs da API REST na página Site Health do WordPress.
- Tente desativar todos os plug-ins – Um conflito entre diferentes plug-ins do WordPress também pode resultar em um erro de JSON inválido. Tente desativar todos os plug-ins em seu site e veja se o erro ocorre novamente.
- Mudar para o Editor Clássico – Se o senhor ainda não conseguir resolver o erro JSON, poderá voltar para o Editor Clássico no WordPress. O editor de conteúdo antigo não depende da API REST para obter uma resposta JSON do servidor do site.
Para saber mais sobre cada uma dessas dicas em detalhes, consulte nosso guia sobre Como corrigir o erro de JSON inválido no WordPress.
4. Resolver erro de falha na atualização/ falha na publicação
Outro erro que o senhor pode ver ao atualizar ou publicar uma postagem ou página de blog no editor de blocos do WordPress é: ‘Updating failed. O senhor provavelmente está off-line”.
Esse problema ocorre quando a API REST do WordPress não consegue se comunicar com o banco de dados do WordPress.


Se o editor de blocos não conseguir enviar e receber solicitações do Hospedagem WordPress o banco de dados do WordPress não funcionará em várias partes do seu site. Isso inclui o editor de blocos.
A API REST pode parar de funcionar se o senhor não estiver conectado à Internet ou tiver perdido a conectividade. Para corrigir esse problema, certifique-se de que sua conexão com a Internet esteja funcionando corretamente e tente atualizar ou publicar sua página.
Além disso, o senhor pode ir para Ferramentas ” Saúde do site no painel do WordPress e visualize os registros da API REST. Se houver um problema com a API REST, o senhor o verá na seção “melhorias recomendadas”.


O log de erros mostrará o que aconteceu com a API REST e poderá lhe dar pistas sobre o que pode ter causado o problema.
Para obter informações sobre como corrigir esse problema, consulte nosso guia sobre Como corrigir erros de falha na atualização do WordPress.
5. Adicionar ou remover espaços em branco entre blocos do WordPress
Ao criar páginas e posts personalizados usando a função editor de blocos do WordPress, o senhor poderá notar um espaço muito grande ou muito pequeno entre os blocos.
Normalmente, o espaçamento é controlado pelo tema do WordPress. No entanto, há opções no editor de blocos que também permitem controlar o layout da sua página e oferecer uma melhor experiência ao usuário.
Por exemplo, o senhor pode adicionar um bloco Spacer para adicionar espaços em branco. Basta clicar no botão “+” e adicionar o bloco Spacer em qualquer lugar do conteúdo.


Dessa forma, o senhor pode adicionar mais espaço entre os blocos.
O WordPress também permite que o senhor ajuste o tamanho do bloco espaçador. O senhor pode torná-lo maior ou menor arrastando o bloco para cima ou para baixo.


Se quiser remover o espaço em branco extra entre os blocos, o senhor precisará inserir CSS personalizado em seu tema do WordPress ou use um plug-in CSS como CSS Hero.
O plug-in permite que o senhor edite o CSS do seu site sem editar o código. Ele oferece diferentes opções de espaçamento que o senhor pode usar para ajustar o espaço em branco entre os blocos.


O senhor também pode usar SeedProd para Criar uma página personalizada no WordPress e tenha controle total sobre o design.
Para saber mais, consulte nosso guia sobre Como adicionar ou remover espaço em branco entre blocos do WordPress.
6. Copiar e colar conteúdo sem problemas de formatação
O senhor já percebeu que, quando copia e cola conteúdo de um aplicativo de desktop ou de uma página da Web no editor de blocos, acaba colando também a formatação indesejada?
O senhor verá que a fonte e as cores do conteúdo colado não correspondem ao seu tema do WordPress. Isso é muito comum se o senhor estiver usando o Microsoft Word ou o Google Docs para escrever o conteúdo e depois inseri-lo no editor de blocos.
Algumas dicas simples para manter a formatação original incluem o uso de estilos de título do Word e do Google Docs. Dessa forma, o WordPress escolhe automaticamente o nível do título quando o senhor cola o conteúdo no editor de blocos.
Além disso, o senhor deve verificar o código HTML de sua página ou publicação depois de colar o conteúdo. No editor de conteúdo do WordPress, o senhor pode selecionar um bloco e clicar na opção de 3 pontos verticais.
No menu suspenso, basta selecionar a opção “Editar como HTML”.


Dessa forma, o senhor poderá encontrar quaisquer erros de formatação, como negrito e itálico incorretos, texto indesejado e muito mais.
Para obter mais detalhes, o senhor pode consultar nosso guia sobre Como copiar e colar no WordPress sem problemas de formatação.
7. Corrigir o problema de upload de imagens no WordPress
Em seguida, talvez o senhor veja um erro ao fazer upload de imagens no editor de blocos do WordPress. Esse é um dos problemas mais problemas de imagem mais comuns no WordPress.
O principal motivo desse erro é devido a permissões de arquivo incorretas. Todos os arquivos do seu site são armazenados no serviço de hospedagem na Web e exigem permissões específicas de arquivos e diretórios para funcionar.
Se essas permissões estiverem incorretas, isso pode impedir que o WordPress leia e carregue arquivos no servidor de hospedagem. Como resultado, o senhor perceberá que as imagens desaparecerão da biblioteca de mídia quando forem carregadas, ou poderá ver um erro que diz:
‘Unable to create directory wp-content/uploads/2019/04. Is its parent directory writable by the server?’
Para corrigir esse problema, o senhor precisará editar o arquivo permissões de arquivo. O senhor pode usar um cliente FTP e acesse a pasta /wp-content/. A partir daí, o senhor pode clicar com o botão direito do mouse na pasta e alterar as permissões do arquivo.


Siga nosso guia passo a passo sobre como corrigir o problema de upload de imagens em WordPress para obter mais informações sobre essa correção.
8. Como corrigir o erro de upload de imagem HTTP
Outro problema que o senhor pode encontrar ao fazer upload de imagens no editor de blocos do WordPress é o erro HTTP erro.
O WordPress mostrará um erro genérico ‘HTTP’ quando o senhor fizer upload de imagens na Biblioteca de Mídia e não poderá ver uma visualização prévia da imagem.


Há vários fatores que podem causar esse problema. A parte frustrante é que a mensagem de erro não dá muitas pistas sobre a causa real.
Para corrigir isso, o senhor pode tentar várias coisas. Primeiro, o senhor pode simplesmente esperar alguns minutos e tentar recarregar a imagem. Às vezes, o servidor do site pode encontrar um problema como tráfego incomum e poucos recursos do servidor.
Além disso, o senhor pode aumentar a Limite de memória do WordPress e evitar que a falta de memória cause o erro HTTP. Outras coisas que o senhor pode tentar incluem alterar a biblioteca do editor de imagens usada pelo WordPress e editar o arquivo .htaccess.
Além disso, seu login pode ter expirado e, às vezes, esse erro desaparece ao acessar seu tela de login e digitar seu nome de usuário e senha novamente.
O senhor pode ler sobre cada uma dessas dicas em detalhes em nosso guia sobre Como corrigir o erro de upload de imagem HTTP no WordPress.
9. Remover erros de postagem de programação perdida no WordPress
O senhor sabia que o WordPress oferece uma opção integrada para agendar postagens de blog?
Na seção Editor de conteúdo do WordPress, o senhor pode alterar a data e a hora de publicação dos posts do blog. No entanto, às vezes, o conteúdo programado pode não ser publicado no horário definido.


O principal motivo desse erro é o ambiente de hospedagem do WordPress ou conflitos de plugin. O WordPress usa uma tecnologia chamada “cron” para publicar automaticamente sua postagem em um momento posterior.
Se um plugin ou o servidor de hospedagem do site estiver afetando os trabalhos do cron, isso levará a um erro de postagem de programação perdida no WordPress.
O senhor pode corrigir esse problema verificando o fuso horário do seu site WordPress. É possível que o fuso horário do seu site não corresponda ao fuso horário que o senhor gostaria de usar para agendar seus blogs.
Basta acessar Configurações ” Geral no painel de administração do WordPress e role para baixo até a seção Fuso horário.


O senhor também pode tentar corrigir esse problema Limpando o cache do WordPress e aumentando o limite de memória do WordPress.
Consulte nosso guia sobre Como corrigir o erro de postagem agendada perdida no WordPress.
10. Correção de problemas de alinhamento no Block Editor do WordPress
Outro problema comum que o editor de blocos do WordPress pode enfrentar é que o conteúdo e as imagens podem não estar alinhados corretamente.
Por exemplo, digamos que o senhor tenha adicionado uma lista de marcadores a uma postagem de blog e a tenha alinhado ao centro. No entanto, a lista aparece alinhada à esquerda no editor de blocos ao editar a postagem. Da mesma forma, um bloco de imagem alinhado ao centro pode aparecer alinhado à esquerda ou à direita.
Se o senhor tiver o plug-in Gutenberg instalado e ativo em seu site do WordPress, ele poderá causar problemas de alinhamento de blocos. Recomendamos que o senhor desative o plug-in Gutenberg e veja se isso resolve o problema.
Outra solução é adicionar o seguinte código CSS personalizado para o texto que o senhor deseja centralizar:
.has-text-align-center {
text-align: center;
}
O senhor também pode consultar nosso guia sobre Como adicionar e alinhar imagens no editor de blocos do WordPress.
11. Resolver o problema da miniatura incorreta do Facebook
O senhor já notou que, quando compartilha um artigo no Facebook, as miniaturas da postagem estão incorretas?
O problema pode ser causado por plug-ins conflitantes, rede de distribuição de conteúdo (CDN) ou meta tags Open Graph ausentes para o Facebook.
Agora, esse não é um problema que o senhor verá no editor de blocos do WordPress. No entanto, o senhor pode especificar uma imagem do Open Graph para o Facebook usando o editor de conteúdo.
O senhor pode usar a opção All in One SEO (AIOSEO) para corrigir rapidamente o problema. Ele é o melhor plugin de SEO para WordPress e ajuda a otimizar seu site para mecanismos de pesquisa e mídias sociais.
Após a ativação, o senhor verá uma meta-caixa de Configurações do AIOSEO no editor de conteúdo do WordPress. Basta ir até a guia “Social”.


Em seguida, role a tela para baixo até a seção “Image Source”.
No menu suspenso, o senhor pode selecionar a imagem a ser exibida no Facebook e em outros sites de mídia social quando o artigo for compartilhado.


O senhor pode seguir nosso guia em Como corrigir o problema da miniatura incorreta do Facebook no WordPress e saiba mais sobre outras maneiras de resolver esse problema.
12. Correção de problemas de oEmbed do Facebook e do Instagram
Outro problema do editor de blocos relacionado à mídia social que o senhor enfrentará é adicionar conteúdo do Facebook e do Instagram ao WordPress.
No passado, o senhor podia incorporar facilmente publicações do Instagram ou do Facebook no WordPress. No entanto, o Facebook mudou a forma como o oEmbed funciona agora.
O senhor não pode mais incorporar vídeos, imagens, atualizações e outros conteúdos no WordPress. Em vez disso, ele mostrará um URL simples do conteúdo.


O senhor pode corrigir esse problema facilmente usando um plugin de mídia social do WordPress, como o Smash Balloon. Ele ajuda a incorporar facilmente o conteúdo do Facebook e do Instagram usando o oEmbed, e o usuário também pode exibir feeds de mídia social em seu site.
Para obter mais detalhes, consulte nosso guia sobre Como corrigir os problemas de oEmbed do Facebook e do Instagram no WordPress.
13. Não é possível ver a visualização do conteúdo incorporado no Block Editor
Esse é um problema que foi levantado na versão 5.7 do WordPress. Sempre que o sr. incorporava um vídeo do YouTube e do Vimeo ou adicionado áudio do Spotify e do SoundCloud, a visualização não apareceria no editor de blocos.
Em vez disso, o senhor veria simplesmente “Preview is not available” (A visualização não está disponível) ou “This block has encountered an error and cannot be previewed” (Este bloco encontrou um erro e não pode ser visualizado) escrito nos blocos. A principal causa desse problema era o padrão lazy loading recurso.
Em WordPress 5.5, os iFrames eram carregados lentamente por padrão, o que significava que o conteúdo incorporado, como imagens, não seria carregado até que o visitante rolasse a tela para baixo até o local do conteúdo.
Uma solução simples para esse problema é atualizar sua versão do WordPress. Desde então, esse bug foi resolvido. Se o senhor estiver usando a versão 5.7 ou inferior, é altamente recomendável atualizar seu WordPress para a versão mais recente.
Esperamos que este artigo tenha ajudado o senhor a aprender sobre os problemas comuns do editor de blocos e como corrigi-los. Talvez o senhor também queira consultar nosso guia sobre Erros comuns do WordPress e como corrigi-los e o guia definitivo de SEO para WordPress para iniciantes.
Se o senhor gostou deste artigo, inscreva-se em nosso Canal do YouTube para ver tutoriais em vídeo sobre o WordPress. O senhor também pode nos encontrar em Twitter e Facebook.