Quer conhecer alguns fatos interessantes sobre o WordPress?
O WordPress já tem 19 anos, então pensamos: que melhor maneira de comemorar a plataforma de criação de sites mais popular do mundo do que criar uma lista dos principais fatos sobre o WordPress em um infográfico?
Neste artigo, mostraremos os 25 fatos mais interessantes sobre o WordPress que talvez o senhor não conheça.


Se o senhor estiver se perguntando por que o WordPress é tão popular, criamos um infográfico fácil de seguir.
O senhor pode clicar na imagem abaixo para visualizar o infográfico ou continuar lendo a versão em texto.


O que é o WordPress?
O WordPress é o mais popular construtor de sites e sistema de gerenciamento de conteúdo (CMS) do mundo. O senhor pode usá-lo para criar todos os tipos de sitesincluindo lojas de comércio eletrônico, blogs, sites de notícias, sites de associação e muito mais.
O que torna o WordPress tão popular é que ele é de código aberto e oferece muita flexibilidade aos usuários. Há milhares de plug-ins do WordPress que o senhor pode usar para praticamente qualquer coisa.
Por exemplo, o senhor pode usar um plugin para adicionar um formulário de contato para manter contato com seus clientes, exibir pop-ups em seu site para aumentar as conversões, otimizar seu site para mecanismos de pesquisa para aumentar o tráfego e muito mais.
Além disso, o WordPress oferece muitos temas para personalizar facilmente o design e o layout de seu site. O senhor pode até usar diferentes plugins para criar temas personalizados para seu site. Para obter mais detalhes, o senhor pode consultar nosso guia para iniciantes sobre o que é WordPress.
Agora, vamos dar uma olhada em alguns fatos interessantes sobre o WordPress.
1. O WordPress é mais antigo que o Twitter e o Facebook


A primeira versão do WordPress foi lançada em 27 de maio de 2003. Isso faz com que o WordPress seja mais antigo que o Facebook e o Twitter.
O senhor pode ver nosso guia detalhado sobre o história do WordPress de 2003 até hoje para saber mais.
2. O nome – WordPress
Christine Selleck Tremoulet, uma blogueira prolífica e amiga de Matt Mullenweg (cofundador do WordPress), sugeriu o nome WordPress.
3. O WordPress é responsável por quase 43% de todos os sites


De acordo com as pesquisas de tecnologias da Web da W3Techs, o WordPress atualmente alimenta quase 43% de todos os sites na Internet.
4. O WordPress domina 67% da participação no mercado de CMS


De acordo com o Wappalyzer, o WordPress domina o uso de software de gerenciamento de conteúdo, com uma participação de mercado de 67%.
5. O WordPress é de código aberto e gratuito
O WordPress é lançado sob uma licença GNU GPL que permite que qualquer pessoa no mundo faça o download e o utilize. O código-fonte está disponível gratuitamente para qualquer pessoa estudar, usar, modificar e desenvolver.
Para saber mais, o senhor pode consultar nosso artigo sobre Por que o WordPress é gratuito? Quais são os custos? Qual é a desvantagem?
6. O WordPress não é propriedade de nenhuma empresa


Para proteger as liberdades oferecidas pelo código abertoEm 1945, o cofundador do WordPress, Matt Mullenweg, criou a WordPress Foundation. Essa organização sem fins lucrativos é proprietária da marca registrada “WordPress” e protege as liberdades oferecidas pela licença de código aberto do software.
Para obter mais detalhes, consulte nosso guia sobre Quem é o proprietário do WordPress e como o WordPress ganha dinheiro?
7. O WordPress não tem um CEO
Como o WordPress é um projeto de código aberto que não pertence a nenhuma empresa, ele não tem um CEO. O projeto é administrado por desenvolvedores voluntários de todo o mundo.
Existe um processo de tomada de decisão completo que permite que qualquer pessoa envie relatórios de bugs, correções, sugira recursos e assim por diante.
8. O WordPress impulsiona uma economia de vários bilhões de dólares
Centenas de empresas e milhares de profissionais de todo o mundo vendem produtos, serviços e soluções baseados no WordPress. O WordPress oferece excelentes oportunidades para milhares de desenvolvedores, designers e empreendedores criarem seus negócios com base no WordPress.
Confira nossa lista dos empresas e negócios WordPress mais influentes.
9. Mais de 2 bilhões de downloads de plugins
Os downloads de plugins do WordPress ultrapassaram 1,48 bilhão de downloads totais em 2016. Isso representa um aumento de 48% desde 2015, quando os downloads de plugins ultrapassaram a marca de 1 bilhão.
Hoje, esse número ultrapassou facilmente 2 bilhões de downloads.
10. O WordPress é usado por governos de todo o mundo
O WordPress alimenta milhares de sites governamentais em todas as partes do mundo. A lista inclui dezenas de sites do governo federal e estadual dos EUA, condados, pequenas cidades e escolas de ensino médio.
11. WordPress na educação
O WordPress é usado por milhares de universidades, faculdades e escolas em todo o mundo. A licença de código aberto permite que estudantes e acadêmicos estudem, modifiquem, aprendam e contribuam para o desenvolvimento do Temas do WordPress, plugins e núcleo.
O senhor pode ver nossa lista de universidades populares que estão usando o WordPress
12. Mais de 60.000 plug-ins gratuitos


Os plug-ins são como aplicativos para o seu site WordPress. Atualmente, há mais de 60.000 plug-ins gratuitos do WordPress disponíveis para download.
Desde a criação de um loja on-line para adicionar um formulário de contatoSeja o que for que o senhor queira fazer, há uma boa chance de encontrar um plug-in para isso.
Dê uma olhada em nossa seleção de os plug-ins obrigatórios do WordPress para sites de negócios.
13. Mais downloads do WordPress em outros idiomas
Em 2014, os downloads do WordPress em outros idiomas ultrapassaram as versões em inglês. Nos últimos anos, o WordPress possibilitou a instalação de pacotes de idiomas a partir da área de administração do WordPress.
Na versão final de 2016, o WordPress adicionou o recurso de troca de idioma para usuários em um site do WordPress.
14. O WordPress está disponível em mais de 70 idiomas
O WordPress está totalmente traduzido em mais de 70 idiomas e parcialmente traduzido em dezenas de outros.
Muitos plugins e temas populares do WordPress também estão disponíveis em diferentes idiomas. Ele também pode ser usado como uma plataforma multilíngue com a ajuda de plugins como o WPML e Polylang.
O senhor pode ver nosso guia em Como instalar o WordPress em outros idiomas.
15. Mais de 1128 eventos WordCamp em 65 países


Os eventos oficiais do WordPress são chamados de WordCamps. Já foram realizados 1128 WordCamps em 65 países e 379 cidades.
16. Meetups de WordPress em 113 países


Os encontros do WordPress são eventos menores organizados por comunidades locais sob a égide da Fundação WordPress. Até o momento, existem 777 grupos de encontros do WordPress em 113 países, com a participação de 501.259 usuários.
17. Primos do WordPress
A comunidade por trás do WordPress também executa projetos irmãos como bbPress, BuddyPresse GlotPress. Todos eles são softwares de código aberto criados com base no núcleo e nos princípios do WordPress.
18. Mais de 80% dos sites WordPress usam criptografia SSL
De acordo com a W3Techs, o protocolo HTTPS padrão é usado por 80,8% dos sites. Muitos serviços de hospedagem WordPress oferecem certificados SSL gratuitos. O senhor também pode mover seu site HTTP para HTTPS com facilidade.
O senhor pode ver nosso guia sobre como adicionar SSL gratuito no WordPress com o Let’s Encrypt.
19. O WordPress é escrito em PHP e MySQL
O WordPress é escrito em PHP linguagem de programação e usos MySQL para um banco de dados.
20. 20% do WordPress é escrito em JavaScript
20% do código no núcleo do WordPress é JavaScript. Espera-se que isso cresça à medida que o WordPress se torne mais parecido com uma estrutura de desenvolvimento de aplicativos.
21. Suporte gratuito ao WordPress com base na comunidade
O WordPress é um projeto voltado para a comunidade, e o suporte está amplamente disponível e é totalmente gratuito. Há um fórum oficial de suporte do WordPress que recebe milhares de mensagens todos os dias.
Há também sites de recursos como WPBeginner, onde os usuários podem encontrar tutoriais, assistir vídeose Aprenda WordPress.


Se o senhor tiver alguma dúvida sobre o WordPress, basta entrar em contato conosco por meio do nosso formulário de contato. Também recomendamos a leitura de nosso guia sobre como solicitar suporte para o WordPress e obtê-lo.
22. WordPress e Jazz
Todas as versões do WordPress têm nomes de artistas de jazz. Por exemplo, o WordPress 1.0 recebeu o nome de Miles Davis, e o WordPress 4.6 recebeu o nome de Pepper Adams.
23. O WordPress tem um sistema integrado de atualização automática


O WordPress é atualizado automaticamente para pequenas versões. Ele também pode enviar atualizações de plugins automaticamente se for encontrada uma vulnerabilidade grave que ameace muitos sites.
24. O WordPress.com não é o mesmo que o WordPress.org
O WordPress é um software de código aberto que permite que o senhor crie seu site. O senhor precisará de Hospedagem WordPress para instalar o WordPress. Por outro lado, o WordPress.com é um serviço de hospedagem de blogs administrado pela Automattic.
O senhor pode ver nosso guia sobre o diferença entre WordPress.com e WordPress.org.
25. WordPress para redes com vários sites
O WordPress tem um recurso multisite integrado que fica oculto por padrão. Ele permite que o senhor crie uma rede de sites usando a mesma instalação do WordPress.
Para obter mais informações sobre esse tópico, consulte nosso guia sobre como instalar e configurar uma rede WordPress multisite.
Esperamos que este artigo tenha ajudado o senhor a conhecer alguns fatos interessantes sobre o WordPress. Talvez o senhor também queira ver nosso guia sobre como escolher a melhor plataforma de blog e nossas escolhas de especialistas para as melhor software de bate-papo ao vivo para pequenas empresas.
Se o senhor gostou deste artigo, por favor, assine o nosso Canal do YouTube para tutoriais em vídeo sobre o WordPress. O senhor também pode nos encontrar em Twitter e Facebook.